O 14º Batalhão de Polícia Militar (BPM) fez um balanço do primeiro mês da Operação Coronavírus em Jaraguá do Sul e região. Ao todo, foram contabilizadas 1.163 ocorrências relacionadas com as medidas de combate à pandemia, mas apenas 37 termos circunstanciados e 31 notificações resultaram dos atendimentos.

Para o comandante do 14º BPM, tenente-coronel Márcio Leandro Reisdorfer, o número de termos circunstanciados é relativamente baixo comparado às ocorrências, pouco mais de 3%.

Os policiais militares estão desde o dia 16 de março trabalhando nas ruas para fazer cumprir as medidas de distanciamento social para evitar a proliferação do novo coronavírus. Agora, com a abertura do comércio, há uma semana, as atribuições da Polícia Militar aumentaram.

“Desde o dia 13 de abril, a portaria número 245 da Secretaria de Estado da Saúde autoriza a Polícia Militar a agir na condição de autoridade de saúde. Nosso leque de ação foi ampliado e estamos concentrando nossas ações na fiscalização do distanciamento de filas, da utilização do álcool em gel e máscaras pelas pessoas que entram nos estabelecimentos comerciais e lotação máxima desses locais”, comenta.

Respeito às normas

O comandante do 14º BPM avalia que, após as medidas de abertura econômica, os comerciantes têm respeitado as normas estabelecidas pelo governo do Estado em Jaraguá do Sul e região. Reisdorfer destaca que a grande maioria da população adotou o uso de máscaras como forma de prevenção.

“A Polícia Militar não fiscaliza diretamente o cidadão, mas acaba fiscalizando os donos dos estabelecimentos. A cobrança recai sobre os proprietários dos estabelecimentos, mas a gente percebeu que todas as lojas fiscalizadas estão cumprindo 100% das normas”, afirma.

O tenente-coronel aproveitou para agradecer à população da região pelo respeito às normas e pelo uso da máscara, importante aliada para evitar a proliferação do novo coronavírus no município.

“Nós recomendamos que as pessoas saiam de casa o mínimo possível, somente para ir ao banco, farmácia, supermercado ou o médico. Nós queremos manter, mesmo com a retomada econômica, os baixos índices de contaminação na região”, justifica.

 

Quer mais notícias do Coronavírus COVID-19 no seu celular?

Mais notícias você encontra na área especial sobre o tema:

Receba as notícias do OCP no seu aplicativo de mensagens favorito:

WhatsApp

Telegram Jaraguá do Sul