O 14º BPM (Batalhão de Polícia Militar) se prepara para o segundo turno das Eleições 2022.

Neste domingo (30), todo o efetivo disponível no batalhão será empregado na segurança da votação para presidente e governador.

Os policiais militares vão realizar a segurança das urnas, do transporte e também dos locais de votação em Jaraguá do Sul, Guaramirim, Schroeder, Massaranduba e Corupá.

O comandante do 14º BPM, tenente-coronel Valdeci de Oliveira da Silva, comenta que a PM trabalhou durante o período eleitoral dando apoio para o TRE-SC (Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina).

Agora, a unidade entra no ponto alto da Operação Eleições, que ocorre na véspera e no dia do pleito. “O planejamento aplicado no primeiro turno será o mesmo aplicado no segundo. A nossa estratégia deu muito certo, conseguimos fazer o atendimento de todos os locais e tivemos sucesso no trabalho da Polícia Militar no primeiro turno. Esperamos que tenhamos uma votação ainda mais tranquila”, destaca o tenente-coronel.

Como não há uma guarnição para cada local de votação, os policiais militares serão distribuídos em áreas. Com a setorização, a Polícia Militar pretende cobrir todas as seções eleitorais e agir rapidamente caso ocorra qualquer alteração no andamento do pleito.

“Nós fizemos uma mapeamento das seções eleitorais e dividimos em setores. Cada guarnição fica responsável pela segurança de cada uma das áreas delimitadas para conseguir atender todas as escolas e locais de votação”, ressalta.

No primeiro turno, a PM recebeu diversas denúncias de crimes eleitorais na região, mas nenhuma delas foi confirmada. Os únicos problemas registrados foram as filas e a demora na votação por causa do grande número de candidatos. Porém, com a votação apenas para presidente e governador, o comando do 14º BPM espera que essas situações não ocorram novamente.