31ª Schützenfest termina com números recordes e mais de 100 mil visitantes

Foto Divulgação

Por: Elissandro Sutil

18/11/2019 - 15:11 - Atualizada em: 22/11/2019 - 13:31

Os 11 dias de Schützenfest deixarão esta 31ª edição marcada na história de Jaraguá do Sul. Pela primeira vez, o público do evento passou as 100 mil pessoas. No total, desde o dia 7 de novembro, 117.410 mil visitantes estiveram no Parque Municipal de Eventos para aproveitar a maior festa de atiradores do país.

O crescimento do público em comparação com o ano passado foi de 19,12%. Para o prefeito Antídio Lunelli, a sequência de resultados positivos mostra que as decisões tomadas foram acertadas.

Ele destaca a mudança de data da festa, feita ainda em 2015, o investimento maior na parte gastronômica, variedade de chope, valorização dos estandes de tiro e as melhorias feitas na estrutura para a edição deste ano, quando o Pavilhão A foi todo reformado e 16 novos banheiros foram construídos. A decoração também tem sido um diferencial.

“A Schützenfest é um evento de resgate às tradições, uma reunião de amigos e familiares. Nossa festa cresceu quase 40% em três anos, é muita coisa. Isso nos obriga a continuar pensando em melhorias. Nossas sociedades e a CCO estão de parabéns pelo sucesso e toda dedicação”, diz Lunelli.

Foto Divulgação

O balanço divulgado pela Comissão Central Organizadora (CCO) revela ainda outros números impressionantes. Foram 163.288 copos de chope consumidos e 90.153 tiros disparados.

“Quando começamos a pensar na festa deste ano imaginávamos que seria difícil superar 2018. A Schützenfest do ano passado já tinha ido além as expectativas e agora temos esta grata surpresa. A responsabilidade só aumenta”, enfatiza o presidente da CCO, Alcides Pavanello.

O organizador lembra que um dos ingredientes importantes na construção da Schützenfest é o voluntariado, uma marca que faz de Jaraguá do Sul referência em diversos setores.

Momentos marcantes

A 31ª edição da Schützenfest vai ficar na história não só pelos números, mas também pelas cenas que encantaram o público. Foram 11 dias de resgate às tradições, com muita música, dança, gastronomia, tiro e chope.

Além disso, o Parque de Eventos foi testemunha de diversos momentos inusitados, como o pedido de casamento no palco do Pavilhão B. A cena aconteceu na noite de encerramento da Schützen com a 1ª princesa da festa Joyce Caroline Brühmüller sendo surpreendida pelo namorado Murilo Aristides da Veiga.

A participação de bebês a idosos, inclusive de cadeira de rodas, nos desfiles também foi destaque, assim como a escolha das novas majestades da festa que no próximo ano serão representadas por três municípios da região.

Da sociedade Hansa Humbold, de Corupá, Emanuelli Cristina Lunelli foi eleita rainha da próxima edição da Festa dos Atiradores.

Foto Divulgação

Ao lado dela, estarão a 1ª Princesa Paloma Wulf, da Sociedade 25 de Julho, e Jessica Luana Laube, da Associação Desportiva Guaramirim.

No tiro, os coroados como rei e rainha foram Tiago Rafael Perin e Ináurea Reinke Schmidt, que terá mais um reinado.

Foto Divulgação

Rafael representa o Salão Barg e alcançou 633,6 pontos, já Ináurea é da Sociedade Aliança e fez 634,1 pontos. Essa é a quarta vez que ela vence a disputa e representa os atiradores durante a Schützenfest.

A 32ª edição da festa dos atiradores está marcada para acontecer de de 5 a 15 de novembro de 2020.