Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Zema utiliza IA para criticar homenagem a Lula no carnaval do Rio

Foto: Reprodução/Redes Sociais

Por: OCPNews Brasilia

13/02/2026 - 09:02 - Atualizada em: 13/02/2026 - 09:17

O governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), divulgou um vídeo produzido com recursos de inteligência artificial (IA) para ironizar a homenagem que a escola de samba Acadêmicos de Niterói fará ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). A apresentação está prevista para o próximo dia 15 de fevereiro, na Marquês de Sapucaí, durante o desfile do grupo especial do carnaval do Rio de Janeiro.

Apontado como pré-candidato à Presidência da República, Zema publicou o conteúdo nas redes sociais nesta quinta-feira. No vídeo, um desfile fictício é encenado com um samba-enredo gerado por IA que menciona escândalos de corrupção associados a gestões anteriores do presidente, como o mensalão, a Operação Lava Jato e denúncias envolvendo o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

Na legenda da publicação, o governador escreveu: “E se o Lula recebesse uma homenagem sincera nesse carnaval? Seria mais ou menos assim…”. Em um dos trechos da simulação, aparecem referências à Petrobras e a investigações de corrupção. Em outro momento, há menção à promessa de campanha de que os brasileiros voltariam a consumir picanha, feita por Lula durante as eleições de 2022.

Clique e assine o Jornal O Correio do Povo!

A decisão da Acadêmicos de Niterói de homenagear o presidente gerou reação de setores da oposição, que classificaram a iniciativa como possível propaganda eleitoral antecipada. Parlamentares chegaram a acionar a Justiça para tentar impedir o desfile temático, mas os pedidos de suspensão não foram acolhidos.

Até o momento, a escola de samba mantém a programação prevista para o carnaval.

Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp