O deputado federal Zé Trovão (PL-SC) foi indiciado pela Polícia Federal por atos antidemocráticos, cometidos no feriado do Dia da Independência em 2021. O ex-deputado Sérgio Reis e mais onze pessoas também foram indiciados.
Conforme a denúncia, o parlamentar catarinense e o cantor Sérgio Reis teriam divulgado mensagens em tom ameaçador a ministros do Supremo Tribunal Federal (STF).
“Vamos lutar contra os desmandos da Justiça brasileira”, “a Justiça começa pela limpeza dos 11 ministros do STF” e “o Brasil será salvo no dia 7 de setembro”. Esses foram os post que Zé Trovão publicou nas redes sociais, convocando manifestantes para o feriado.
Em uma mensagem de áudio, atribuída a Sérgio Reis, o cantor dizia que se não tirassem os ministros do Supremo em 30 dias, seria preciso “invadir, quebrar tudo e tirar os caras na marra”.
A defesa de Zé Trovão diz que “não há qualquer participação do deputado a atos antidemocráticos, vez que toda e qualquer manifestação do deputado sempre se deu no sentido de respeito à Constituição Federal. Todas as manifestações do deputado foram e são no sentido da defesa dos interesses dos Brasileiros”.