Nesta sexta-feira, 20, o Conselho de Administração aprovou o nome do diretor comercial Vitor Lopes Guimarães para assumir a presidência do Grupo Celesc interinamente. Indicado pelo governador Jorginho Melo, Vitor tomou posse nesta manhã e substitui Cleicio Poleto Martins, que deixa o cargo após conduzir a gestão da Empresa de 2019 a 2022.
Na oportunidade, também foram empossados os novos conselheiros da Celesc: Glauco José Côrte, Romeu Donizete Rufino, Marco Aurélio Quadros e César Souza Júnior.
Trajetória – Formado em eletrotécnica pela Escola Técnica Federal de Santa Catarina e graduado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Guimarães ingressou na Celesc como eletrotécnico em 1985, na antiga Agência Regional de Itajaí.
Em sua trajetória, passou por diversas áreas técnicas e gerenciais da Empresa, estando à frente da Divisão de Projetos e Construção e do Departamento de Engenharia e Planejamento do Sistema Elétrico, por exemplo. Também foi assessor da Diretoria de Distribuição; assistente técnico da Presidência; e Diretor de Distribuição entre março de 2018 e fevereiro de 2019.
Desde 2021, atua como diretor Comercial da Celesc, único cargo de diretoria eleito pelos empregados. Na última votação, realizada no início de 2022, foi reeleito com 66,25% dos votos e tem mandato até 31 dezembro de 2023. Durante a interinidade, Vitor irá acumular o cargo com a presidência da Companhia.