Vigilância em Saúde intensifica fiscalização em Guaramirim

Foto Divulgação/PMG

Por: Gustavo Luzzani

18/07/2020 - 20:07 - Atualizada em: 20/07/2020 - 09:10

Devido ao crescente número de casos de coronavírus e de denúncias recebidas de locais descumprindo as medidas preventivas, a Secretaria de Saúde, através da Vigilância em Saúde, está realizando neste final de semana uma fiscalização intensa.

A equipe está visitando estabelecimentos comerciais para orientar sobre as novas medidas adotadas no município, além de reforçar junto à população a importância do uso da máscara e de evitar sair de casa.

Até o boletim deste domingo (19), Guaramirim registrava 308 casos de coronavírus sendo que 162 casos foram confirmados apenas nestes 19 dias do mês de julho. Em todo o Estado, o número de casos aumentou em 140% e chegamos a ter 54 óbitos em 24 horas.

O elevado número de casos e óbitos mostra o avanço da doença e o grande risco de contágio. Por isso, o município de Guaramirim adotou novas medidas a fim de prevenir e a equipe da Vigilância em Saúde está intensificando a fiscalização junto com a Polícia Militar.

A cada visita, os técnicos da área buscam conscientizar os comerciantes para que obedeçam às determinações de combate ao Coronavírus (Covid-19) que constam no Decreto Municipal.

Além disso, o objetivo da ação é também difundir os materiais de prevenção à pandemia, interagir e reforçar a necessidade de proteger a vida de todos, sejam eles, funcionários ou clientes. Atualmente, a região onde Guaramirim está inserida é considerada de grau elevadíssimo do contágio

Medidas que devem ser cumpridas

Horário de funcionamento dos estabelecimentos comerciais no horário das 6h às 22h. Lojas de conveniência anexas a postos de combustíveis, das 22h até às 6h, poderão disponibilizar somente o autoatendimento, sem consumo no local.

Já os estabelecimentos que realizam comércio do tipo delivery (tele-entrega) poderão realizar entregas nos clientes das 6h às 24h.

Nos restaurantes, bares, lanchonetes, pubs, confeitarias e estabelecimentos congêneres, fica proibida a apresentação de música ao vivo, esporte ou entretenimento, bem como a transmissão de lives por telão ou outro dispositivo, inclusive a execução de qualquer tipo de música que dificulte a conversa e o consequente distanciamento entre clientes e funcionários nesses estabelecimentos.

Limitada a entrada de 50% da lotação máxima em supermercados, verdureiras, lojas de departamento e congêneres no Município de Guaramirim, sendo permitida a entrada de apenas uma pessoa por família.

Além disso, é recomendado que estabelecimentos façam a aferição de temperatura de todos que entram no local.

Permitido apenas quatro pessoas por mesa em restaurantes e lanchonetes.

Não é permitida entrada em nenhum estabelecimento se a pessoa não estiver utilizando máscara. Locais devem disponibilizar álcool em gel na entrada.

*Informações da Prefeitura de Guaramirim.

 

Quer mais notícias do Coronavírus COVID-19 no seu celular?

Mais notícias você encontra na área especial sobre o tema:

Receba as notícias do OCP no seu aplicativo de mensagens favorito:

WhatsApp

Telegram Jaraguá do Sul