Vídeo: “Tenho vergonha da atual democracia brasileira”, diz Fernando Schüller ao receber Prêmio Liberdade de Imprensa 2024

Fernando Schüller recebeu Prêmio Liberdade de Imprensa 2024 | Reprodução/Vídeo Prêmio IEE

Por: OCP News Jaraguá do Sul

17/04/2024 - 12:04 - Atualizada em: 17/04/2024 - 13:53

Doutor em Filosofia e Mestre em Ciências Políticas, professor e pesquisador no Insper e especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental, o intelectual Fernando Schüler foi o homenageado do Prêmio Liberdade de Imprensa 2024, criado pelo Instituto de Estudos Empresariais (IEE). O evento foi realizado no início do mês em Porto Alegre, com o tema central “Admirável Mundo Livre?”

O Prêmio Liberdade de Imprensa foi criado em 2007, com o objetivo de homenagear indivíduos dedicados ao desenvolvimento do pensamento crítico e à defesa e valorização da liberdade de imprensa. Considerado um dos intelectuais mais respeitados do país, Schüler é colunista da Revista Veja, do Grupo Bandeirantes de Comunicação e criador e curador do Projeto Fronteiras do Pensamento.

A 37ª edição do Fórum da Liberdade reuniu estudiosos, empreendedores, representantes públicos – entre eles o ex-presidente Michel Temer e o ex-ministro do STF, Marco Aurélio de Mello – e influenciadores nacionais e internacionais para debater as questões mais importantes da atualidade.

Fernando Schüler usou pouco menos de 15 minutos para fazer o seu agradecimento e não poupou críticas ao que considera o momento de “censura à liberdade de expressão” que a democracia brasileira vive atualmente.

“Sinto vergonha quando vejo um economista como Marcos Cintra banido das redes sociais porque fez uma pergunta no Twitter sobre a votação, o sistema eleitoral”, disse Schüler, diante dos aplausos do público que acompanhava o seu discurso em defesa da liberdade de expressão.

Ao reforçar sua tese, o cientista político disparou. “Chego a pensar que James Madison e Thomas Jefferson, ex-presidentes dos Estados Unidos e integrantes do grupo responsável pela formulação da Constituição norte-americana, seriam processados no Brasil”.

Ao explicar que defender a liberdade de expressão é defender o direito de todos falarem, principalmente de quem discorda, Schüler dedicou o seu prêmio a todos que são perseguidos, banidos e censurados no Brasil de hoje.

“Um dia recebi uma carta de um leitor elogiando meus textos, mas perguntando: ‘O Sr. não tem outro assunto?’. Por enquanto não! Só vou mudar de assunto quando o Brasil voltar a ser um democracia liberal”, concluiu

Veja o discurso completo de Fernando Schüller