Um discurso da senadora australiana Fatima Payman (Independente) chamou atenção nesta quarta-feira (11), depois que a parlamentar de 29 anos atordoou o parlamento australiano com uma série de gírias de internet, exigindo que o discurso fosse “decodificado”.
O pronunciamento de 55 segundos, composto quase inteiramente por neologismos, se dirige aos “Sigmas da Austrália”, e trata de uma proposta legislativa que baniria acesso de menores de 14 anos a redes sociais.
No discurso, ela acusa o governo de estar “Capping” (mentindo) e “Yapping” (tagarelando) sobre “não haver Fanum Tax” (roubo) neste governo.
Ela diz ainda que se a legislação for aprovada, os eleitores podem esquecer assistir Duke Dennis (em referência a um streamer) ou “se encontrar com os bros em Fort” (em referência ao jogo online Fortnite.
Em meio ao mar de gírias, ela encerra o discurso dizendo que os eleitores terão de escolher entre um governo “mid” (medíocre), uma oposição “água de cachorro” (lixo) ou candidatos independentes que irão “mog” (humilhar) ambos.
O pronunciamento causou confusão na imprensa e na política australiana; o Senador Ross Cardell (Nationals) comentou o discurso pedindo que ele não fosse gravado.