Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Vídeo: Presidente da Câmara de Vereadores de Guaramirim quer priorizar abastecimento de água, transporte coletivo, saúde e educação

Foto: Fábio Junkes/OCP News

Por: Claudio Costa

31/01/2025 - 18:01 - Atualizada em: 31/01/2025 - 18:37

A professora Cristiana Poltronieri Ziehlsdorff (PL) foi eleita vereadora em Guaramirim com 830 votos. Ela foi escolhida pelos colegas para ocupar a presidência da Casa, a primeira mulher a ocupar o cargo.

Cristiana conta que foi candidata em 2012 e faltaram apenas 34 votos para ocupar uma das cadeiras do Legislativo. Ela ficou fora das campanhas eleitorais até 2024, mas a intenção de trabalhar pela comunidade sempre permaneceu.

“Me eleger vereadora não aconteceu nos 45 dias. Acho que foi um trabalho que a gente veio mostrando para as pessoas tanto na educação quanto em outras áreas voluntárias. Isso oportunizou que as pessoas me dessem esse voto de confiança para representá-los. Ser eleita presidente é um motivo de orgulho e de alegria muito grande, porque não teve até então uma mulher eleita como presidente em Guaramirim. Porém, acredito que não é só um motivo de alegria, mas uma responsabilidade dobrada para mostrar para a população o quanto a gente tem condição de estar à frente de um legislativo ou de outros setores”, frisa.

A presidente do Legislativo conta que desde o dia 2 de janeiro está participando de reuniões com o prefeito Adriano Zimmermann (PL) e com o vice-prefeito Dênis Lunelli (PL). Ela vem acompanhando os trabalhos nos bairros com os secretários e acredita que as demandas são muito maiores que as que tinha em mente antes da eleição.

“Uma questão bem básica, por exemplo, que é o problema da água em Guaramirim. Eu sei que tem várias outras situações que são prioridades. Mas eu digo que um bairro ficar dois dias sem água é inadmissível. A primeira prioridade que a gente tem que estar junto com o Executivo para que aconteça a regularização da situação da água em Guaramirim”, explica.

Além disso, Cristiana conta que o transporte coletivo na cidade é precário, pois a maioria dos bairros não são contemplados. Ela afirma que há os ônibus intermunicipais, que ligam Jaraguá e Guaramirim e o que liga Jaraguá a Massaranduba, conectando algumas das regiões. Apesar disso, grande parte da população não tem como utilizar o serviço.

Outro problema muito sério da cidade é a falta de vagas nas creches. Segundo Cristiane, as escolas estão com turmas muito lotadas. Para ela, é necessária uma ampliação no número de turmas para solucionar o problema.

“Ampliar a questão das vagas nas creches é urgente, porque implica também no trabalho de uma grande massa da população. As mães não têm com quem deixar os filhos e, por isso, não conseguem oportunidades de emprego. Como não têm onde deixar o filho, elas acabam abrindo mão do emprego também”, lamenta.

Além do abastecimento de água, do transporte coletivo e das vagas nas creches, a saúde também é uma preocupação. De acordo com Cristiana, é necessário redimensionar trabalho na saúde para atender a população com qualidade.

“Precisamos ampliar o atendimento para evitar essas filas que se formam às 7h nos postos de saúde. O atendimento também precisa ser agilizado no hospital. Com um reordenamento interno do trabalho, acredito que a secretária vai conseguir agilizar um pouco mais essa situação urgente para Guaramirim”, ressalta.

Cristiane entende que a infraestrutura precisa de atenção no município. Todos os dias os vereadores recebem fotos de ruas com buracos onde foi concretado recentemente. Ela conta que a compactação e a drenagem dos locais não foram feitas corretamente.

“O secretário diz que não adianta sair lá e tapar de novo o buraco se esses problemas não forem resolvidos. É necessário rever essas obras que foram feitas recentemente e que estão precisando urgentemente de reparos para a população ter um acesso digno e de passagem também”, defende, ao analisar que outras demandas surgem no dia a dia.

Relação com o Executivo

Cristiana relata que a sinergia entre o Executivo e o Legislativo será intensa. Ela reitera que a administração municipal abriu um diálogo com todos os vereadores. No geral, os membros da base são aqueles que têm mais proximidade do Prefeito. Mas há um cronograma de reuniões mensais com todos os parlamentares.

“O prefeito Adriano já realizou uma reunião com todos os vereadores e há um cronograma para outros encontros mensais. Ele vai reportando a todos os trabalhos que estão sendo realizados. A orientação desde o início é de que todos os secretários atendam todos os vereadores da mesma forma. Então, a gente orienta a população a fazer o protocolo e encaminhar o número para a gente ajudar a cobrar”, analisa.

Para ela, essa linha de trabalho deve permanecer durante todo o mandato. Com isso, vai ser possível avançar na questão política e beneficiar toda a população.

 

Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Claudio Costa

Jornalista pós-graduado em investigação criminal e psicologia forense, perícia criminal, marketing digital e pós-graduando em inteligência artificial.