O repórter Daniel Lisboa publicou a reportagem na madrugada desta quarta-feira, dia 27 de novembro de 2019, com o tema polêmico e de muito mal gosto: "Festa mistura carabina e cerveja, com miss armada e criança atirando". A reportagem é da editoria "TAB" do UOL e apresenta um discurso desmoralizante contra a Schützenfest, realizada tradicionalmente há 31 anos em Jaraguá do Sul, Santa Catarina.

A matéria publicada pelo Uol, Como esperado, tem causado espanto e até revolta nos jaraguaenses que cresceram com a festa e agora se indignam com a maneira como o texto conduz o leitor a acreditar que a festa nada mais é do que um antro de "estúpidos atiradores", colocando na cabeça das crianças a cultura do armamento e um certo preconceito com a cultura alemã.

A reportagem apresenta uma série de equívocos e falsas correlações para apoiar as ideias preconcebidas do autor, que são inclusive admitidas ao longo do texto.

O repórter já chegou na cidade com a má intensão de escrever um texto que descontruísse a tradicional festa familiar que há anos é sucesso de publico em jaraguá do sul. Para começar, a reportagem coloca Jaraguá do Sul como integrante do Vale do Itajaí, região que abrange municípios como Blumenau, Gaspar, Indaial, Pomerode e Timbó. O repórter comete erros graves, de ortogafia, contexto, datas e de geografia.

 

Veja o Vídeo:

 

 

Receba as notícias do OCP no seu aplicativo de mensagens favorito:

WhatsApp

Telegram

Facebook Messenger