Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Vídeo: Jorginho Mello critica Motta e sai em defesa de parlamentares

Bruno Spada/Câmara dos Deputado

Por: Pedro Leal

11/08/2025 - 18:08

Em um vídeo postado em sua conta no Instagram, o governador de Santa Catarina, Jorginho Mello (PL) criticou a decisão do presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta, de encaminhar à Corregedoria da Casa pedidos de afastamento, por até seis meses, de 14 deputados da oposição que participaram da ocupação no Congresso Nacional.

Advogados de Bolsonaro têm até quarta para entregar defesa ao STF

O pedido, protocolado neste sábado (9), inclui ainda denúncia contra uma deputada governista acusada de agressão.

Reunião com secretário de Tesouro dos EUA foi cancelada, diz Haddad

A ocupação do congresso foi em protesto contra a prisão domiciliar do ex-presidente Jair Bolsonaro, também do PL.

As solicitações ainda precisam ser analisadas e votadas pelo Conselho de Ética. Entre os parlamentares sancionados estão três representantes de Santa Catarina – Zé Trovão, Júlia Zanatta e Caroline de Toni, todos filiados ao PL.

O caso agora segue para análise do Conselho de Ética, que decidirá sobre os pedidos de afastamento.

“Olha, eu tô muito preocupado com essa decisão do presidente da Câmara em pedir o afastamento de deputados. Isso inclui três parlamentares catarinenses, eleitos pelo povo catarinense. Não só eleitos, os mais votados: Caroline De Toni, Júlia Zanatta e Zé Trovão. Parlamentares que incomodam o sistema, lutam pelo nosso estado e foram eleitos por nós. Os argumentos são muito frágeis. A deputada Júlia Zanatta, por exemplo, é acusada de estar com a filha no plenário. Filha que tem que ficar com ela porque está na fase de amamentação. Qual o problema nisso? Onde estava o perigo de estar com uma filha num plenário de um país democrático? Se ela é uma deputada, iriam partir para a violência contra uma deputada? Se é alguém de esquerda com um filho no colo, é empoderamento. Se é de direita, chama o Conselho Tutelar. Que brincadeira é essa? O nosso estado está cansado de trabalhar. Trabalhar e trabalhar para receber apenas 10% do que nós mandamos para Brasília. Agora diminuir ainda mais a nossa representação. Gente, vamos trabalhar pela paz, pela convergência. Não é tirando deputados que discordam de tudo que está acontecendo que vamos ter uma democracia mais forte.”

 

Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Pedro Leal

Analista de mercado e mestre em jornalismo (universidades de Swansea, País de Gales, e Aarhus, Dinamarca).