A vice-prefeita de Joinville, Rejane Gambin (Novo), recebeu na noite de quinta-feira (9) o Título de Cidadã Catarinense, em sessão solene na Alesc. A honraria foi concedida por meio da Lei 19.478/2025, proposta pelo deputado Matheus Cadorin (Novo) e aprovada por unanimidade pelos parlamentares.
“Que essa homenagem seja o combustível para todas as suas ações futuras, porque não só Joinville, mas o estado, merece seu trabalho. Você já demonstrou sua capacidade, tem uma liderança consolidada não só entre as mulheres, mas entre todos nós”, afirmou Cadorin, que também presidiu a sessão solene.
O parlamentar elencou algumas das ações lideradas por Rejane à frente do cargo, para o qual foi eleita em 2020 e reeleita em 2024. “Você tem se destacado muito antes de ser vice-prefeita, como jornalista, como voluntária. Seu trabalho ao longo desse tempo serviu para que você estivesse pronta para esse momento”, acrescentou.
A sessão solene foi acompanhada por familiares da homenageada, secretários municipais de Joinville e servidores públicos do município. A vice-governadora de Santa Catarina, Marilisa Boehm (PL), e o chefe da Casa Civil do Estado, Kennedy Nunes, também participaram.
O prefeito de Joinville, Adriano Silva (Novo), relembrou da convivência com a homenageada antes dos dois se candidatarem à Prefeitura, em 2020. “Você conquistou a confiança da sociedade”, acrescentou. “Continue assim, você é uma líder. O Brasil precisa de pessoas como você, dispostas a deixar o ego de lado e trabalhar pelo melhor para a sociedade.”
Rejane Gambin fez um discurso emocionado, no qual destacou o papel da família na sua trajetória e o apreço por Joinville e Santa Catarina.
“É por vocês [família] que estou na vida pública, porque quero um mundo melhor para todos nós e para vocês”, declarou. “Com o coração cheio de gratidão, recebo esse título. É como ganhar uma nova certidão de nascimento, do estado que escolhi, me acolheu e me permitiu crescer pessoal e profissionalmente.”
A nova cidadã catarinense agradeceu ao deputado Matheus Cadorin pela homenagem, aos deputados pela aprovação do projeto que lhe concedeu o título e ao governador Jorginho Mello (PL) por ter sancionado a lei que resultou na outorga da honraria. E ressaltou a importância da participação da mulher na política.
“Lugar de mulher é onde ela quiser estar. Receber esse título me conecta ainda mais com as pioneiras, que desbravaram esse caminho, que ainda tem muito a crescer e evoluir”, disse.
Trajetória e atuação pública
Nascida em Guarani das Missões (RS), Rejane Gambin é jornalista. Casada, tem um filho e um neto. Mora há aproximadamente 30 anos em Joinville, onde desenvolveu boa parte da carreira profissional, com passagens por emissoras de TV e rádio. Também foi professora universitária em cursos de Comunicação Social em Joinville, além de voluntária no Hospital Infantil.
Em 2020, disputou, pela primeira vez, uma eleição, como candidata a vice na chapa de Adriano Silva, pelo partido Novo. Eleita, tornou-se a primeira vice-prefeita da história de Joinville. Reelegeu-se em 2024 para o mesmo cargo. Desde então, já exerceu o cargo de prefeita por 12 vezes.