Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Vice-governadora visita Acijs e RFCC de Jaraguá do Sul

Foto: Richard Casas

Por: Elisângela Pezzutti

29/07/2024 - 17:07 - Atualizada em: 29/07/2024 - 17:52

A vice-governadora Marilisa Boehm esteve em Jaraguá do Sul na tarde desta segunda-feira (29) e visitou a Associação Empresarial do município (Acijs), onde recebeu diversas demandas nas áreas de infraestrutura, segurança pública, saúde e inovação. Em seguida, ela foi conhecer a sede da Rede Feminina de Combate ao Câncer (RFCC).

A presidente da Associação Empresarial (Acijs) e do Centro Empresarial (Cejas), Caroline Obenaus Cani, apresentou pautas consideradas prioritárias para o setor produtivo. Entre elas estão o pedido de continuidade das obras de duplicação do trecho estadual da BR-280 e da SC-108, para que ambos projetos sejam concluídos até 2025, e a implantação do Contorno Oeste para interligar esta rodovia na região de Nereu Ramos até a SC-110, no Bairro Rio Cerro I. Com extensão de 14.700 metros, a obra é considerada estratégica para a formação de um anel viário integrando o Vale do Itapocu em eixos para o litoral através das BRs 101 e 470 e ao planalto com a BR-116 ao Norte do estado.

Da esq. para a direita: Presidente da Acijs, Caroline Obenaus Cani, vice-governadora, Marilisa Boehm, e o presidente da CDL, Paulo Schwarz | Foto: Carol Stinghen

 

A vice-governadora também recebeu pedido para que o Hospital São José receba 200 novos leitos para atender a demanda local e pacientes dos municípios da 17ª Regional de Saúde – além de Jaraguá, Barra Velha, Corupá, Guaramirim, Massaranduba, São João do Itaperiú e Schroeder. De caráter filantrópico, a unidade hospitalar é referência em oncologia e em áreas como cardiologia e traumas, entre outros, com mais de 70% dos atendimentos via Sistema Único de Saúde (SUS).

Na área de segurança pública, as lideranças empresariais reforçaram pedido por aumento do efetivo em mais 80 soldados da turma em formação até dezembro, para recompor quadros de policiais militares na área de abrangência da 12ª Região – formada pelos cinco municípios atendidos pelo 14º Batalhão com sede em Jaraguá do Sul, e ainda Campo Alegre, São Bento do Sul e Rio Negrinho. Uma ideia apresentada é de que em novos cursos preparatórios uma turma tenha aulas em Jaraguá, utilizando estrutura do 14º BPM, otimizando o processo de formação de praças e oficiais na própria região.

Marilisa Boehm também recebeu a solicitação de apoio para a destinação de recursos para a reforma do prédio da antiga sede da Câmara de Vereadores, doado pelo Município para a instalação da sede da 12ª Região de Polícia Militar. O projeto já foi elaborado pela Associação de Municípios do Vale do Itapocu (Amvali), mas é preciso fazer a adequação da estrutura existente.

Também houve pedidos para que a vice-governadora atualize junto à Celesc o estágio de investimentos anunciados pelo Governo do Estado em 2023, no valor de R$ 167 milhões até 2026, para melhorias no sistema elétrico. Estes investimentos, nos quais estão incluídas duas novas subestações e três linhas de distribuição, além da melhoria e ampliação das já existentes, visam atender as atuais e as futuras demandas.

Outras reivindicações são no sentido de ampliar a atratividade de novos investimentos da indústria na região, por meio de um programa estadual que facilite o acesso de empreendedores às exigências de legislação, e na área da inovação para que o modelo do Novale Hub seja ainda mais impulsionado.

Além da presidente da Acijs, participaram do encontro com a vice-governadora o prefeito Jair Franzner; o vice-presidente de articulação da entidade, Francisco Tavares; o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), Paulo Schwarz; o presidente da Scar e conselheiro da Acijs, Luis Leigue; o vice-presidente regional da Federação das Indústrias de Santa Catarina (Fiesc), Célio Bayer; o diretor do Novale Hub, Nelson Almeida Netto; e o assessor jurídico do Cejas, Frederico Hulbert.

Marilisa Boehm afirmou que levará as reivindicações ao Governo do Estado, para que sejam encaminhadas às respectivas secretarias. “Para que eles tomem providência naquilo que for possível. Quanto aos policiais já informei que estamos com concurso da Polícia Militar aberto e, tão logo o concurso seja finalizado, será possível disponibilizar os agentes”.

Visita à sede da RFCC

Vice- governadora, Marilisa Boehm, e a vice-presidente da RFCC de Jaraguá do Sul, Juliana Trainotti Segala | Foto: Fábio Junkes

A vice-presidente da RFCC de Jaraguá do Sul, Juliana Trainotti Segala, explicou que a visita da vice-governadora à Rede teve o objetivo de conhecer a entidade e os serviços oferecidos. “Para estreitar os laços, para que ela entenda como funciona a nossa logística”, disse.

De acordo com Juliana, atualmente a Rede não recebe recursos do Estado, somente do Município. “O valor ajuda na compra de medicamentos e na manutenção do espaço. Mas, nossos custos são altíssimos. Temos enfermeiras e ginecologista especialista contratadas, o pessoal do setor administrativo, além de duas psicólogas para atender os pacientes”, detalha.

Hoje, a RFCC oferece o serviço de prevenção ao câncer, por meio do exame preventivo de colo de útero e do toque das mamas, e também o atendimento ao paciente oncológico. “No momento em que a pessoa tem o diagnóstico da doença, a Rede Feminina também atende esse paciente, oferecendo uma gama de terapias, seja com atendimento psicológico ou com assistente social, por exemplo”, informa Juliana, completando que a entidade atende mulheres, homens e também adolescentes. No caso dos homens, por enquanto não há o atendimento preventivo, somente o acompanhamento após o diagnóstico. Além de moradores de Jaraguá do Sul, a RFCC também atende alguns pacientes de Corupá.

Marilisa declarou que sua atenção especial é com as mulheres. “Então, vamos ver o que elas precisam que a gente leve ao Governo do Estado e de que forma podemos ajudar”.

Marilisa conheceu mulheres que participam de atividades na RFCC de Jaraguá do Sul | Foto: Fábio Junkes

Trajetória em defesa das mulheres

A agenda na RFCC está diretamente ligada à trajetória de Marilisa em defesa das mulheres. Fundadora da Delegacia da Mulher de Joinville, onde foi titular entre 1990 e 2014, passou a ser delegada regional em 1999, comandando os municípios de Joinville, Itapoá, São Francisco do Sul, Garuva e Araquari até 2022.

Marilisa participou ativamente na criação da casa “Viva Rosa”, para abrigamento de mulheres vítimas de violência em Joinville, bem como do Protocolo de Atendimento às Pessoas Vítimas de Violência Sexual, serviço de grande importância para evitar a revitimização de quem sofreu crimes sexuais.

A experiência profissional e as palestras realizadas em todo o Estado fizeram da vice-governadora uma referência em temas como violência contra mulher, crianças, adolescentes e idosos, empreendedorismo feminino e direitos das mulheres.

 

 

Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Elisângela Pezzutti

Graduada em Comunicação Social pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Atua na área jornalística há mais de 25 anos, com experiência em reportagem, assessoria de imprensa e edição de textos.