Vereadores querem Câmara de Jaraguá do Sul na TV aberta

Foto Divulgação/CMJS

Por: Elissandro Sutil

31/10/2019 - 17:10 - Atualizada em: 31/10/2019 - 17:34

A Câmara de Vereadores de Jaraguá do Sul está discutindo a possibilidade de instalar um canal de TV digital para transmissão das sessões e programas da TV Câmara.

O assunto foi levantado nesta quarta-feira (30), em coletiva de imprensa para prestação de contas da viagem do presidente da Câmara Marcelindo Gruner (PTB) e dos vereadores Arlindo Rincos (PSD), Dico Moser (PSDB) e Jackson de Ávila (MDB) à Brasília, entre 23 a 25 de outubro.

O presidente da Casa diz que a intenção é veicular não apenas as transmissões das sessões legislativas, mas também de programas jornalísticos feitos pela Câmara e ainda abrir o espaço, em TV aberta, para entidades e as demais câmaras municipais da região.

Na coletiva, os vereadores foram questionados sobre a intenção de investir recursos para implantar a TV digital já que a Câmara veicula de graça as sessões legislativas ao vivo pelo Facebook e Youtube.

Ao OCP, o presidente informa que a Câmara tem contrato com prestadora de serviços que faz as filmagens, transmissões, produção e edição de materiais, entre outros, e que o custo anual com todo o serviço é de cerca de R$ 270 mil.

“A parte mais cara já existe, o que nós temos que fazer agora são as adequações para fazer com que isso seja transmitido no canal 26, que é o canal que foi liberado para nós lá em Brasília, mas não adianta falar nada agora porque nós não temos números reais e depois isso vira uma especulação”, afirma Gruner.

Com a TV digital, o conteúdo que já é feito seria ajustado ao novo canal e ampliado, o que não geraria grandes custos adicionais, segundo avaliação do presidente. Além disso, o governo federal e o governo do Estado também ajudariam no custeio.

Gruner diz que ainda não há um orçamento calculado de quanto a implantação da TV digital custaria à Câmara de Jaraguá do Sul, também por não saber quanto teria de apoio do governo estadual para a iniciativa.

Ele informa ainda que o projeto da TV digital está em fase de estudo. Uma reunião entre os vereadores deve acontecer na próxima semana, para compartilhar a ideia com os demais parlamentares.

“Se a gente tiver o apoio dos vereadores nós implantamos, se não tiver, não tem porquê”, afirma.

Com uma média de apenas 10 a 20 pessoas acompanhando as transmissões ao vivo pelo Facebook e Youtube das sessões legislativas, o presidente acredita que a TV digital possa melhorar a audiência da Casa de maneira geral.

“Essa pergunta eu fiz também, tanto em Joinville quanto em Blumenau (que têm TV aberta), e eles foram bem claros em nos falar o seguinte, a TV aberta ela vai entrar na casa das pessoas, a Câmara vai estar na casa das pessoas, então você não tem como medir audiência com ela, você não sabe. No Facebook, no Youtube você tem ali as pessoas que estão visualizando, na aberta não, e depois ela gera uma gama de materiais que vão ser distribuídos nas outras redes sociais, Facebook, Youtube, Instagram, Twitter, e isso também gera conteúdos”, diz o presidente.

 

Receba as notícias do OCP no seu aplicativo de mensagens favorito:

WhatsApp

Telegram

Facebook Messenger