O resgate de animais silvestres foi um dos temas expostos na Câmara de Vereadores de Guaramirim na sessão de terça-feira (12)
Os vereadores do MDB, Maria Rosana e Jaime Decker, pediram que seja indicado um responsável dos bichos em área urbana e a posterior soltura, além do encaminhamento para atendimento em clínicas veterinárias.
Para Maria Rosana, esta é uma necessidade urgente do município.
“A Prefeitura não tem alguém responsável, um biólogo de fauna ou um veterinário, para fazer a captura desses animais em locais urbanos. Nesses casos, os bombeiros acabam sendo chamados e eles têm outras obrigações”, frisa a vereadora.
Maria Rosana destaca que a população não deve fazer o manejo desses animais, como as cobras, pois pode ocorrer um acidente. Além disso, há o risco da pessoa contrair alguma doença transmitida pelo bicho.
“Essa é uma necessidade urgente e pode ser resolvida de maneira muito simples pelo Executivo Municipal. Esses profissionais têm treinamento e estão capacitados para fazer o resgate e levar esses animais para as clínicas veterinárias ou mesmo a soltura no habitat natural”, destaca, ao ressaltar que os bombeiros podem continuar a fazer a captura dos animais em horários fora do expediente dos profissionais.
A solicitação foi encaminhada ao Executivo Municipal.