Quem abriu o jornal O Estado de São Paulo neste domingo (23) pôde ler a reportagem “O bê-á-bá da política, cada vez mais cedo“, de autoria do jornalista Matheus Lara. Nela, o repórter analisa o fenômeno atual do interesse político pelas pessoas mais jovens e traça um paralelo entre a atual conjuntura, em que os adolescentes são incentivados a participar da política, e o passado recente do país, quando os jovens eram desestimulados e até impedidos de falar sobre política, inclusive em sua própria casa, já que o assunto era um tabu nas famílias brasileiras.

A matéria traz alguns exemplos de participação de jovens na política, entre eles o Programa Vereador Mirim de Jaraguá do Sul. Quem representou o programa jaraguaense foi a atual presidente da Câmara Mirim, Maria Carollini Maes, de 13 anos e do 8° ano da EMEB Marcos Emílio Verbinnen. Ela falou sobre a importância que descobriu no diálogo para a construção de uma sociedade melhor. “Ideias para melhorar o país podem começar em conversas, no diálogo”, contou à publicação.

Foto: Reprodução/Estadão

Para o coordenador do Vereador Mirim, Joel Luís Corrêa, ter o trabalho do Programa reconhecido e ser notícia em âmbito nacional é o resultado de um projeto sério que tem sido desenvolvido ao longo dos anos, principalmente com o apoio e a parceria das escolas do nosso município.

“A educação para a cidadania que nós desenvolvemos na Câmara de Vereadores de Jaraguá do Sul já tem reconhecimento na comunidade local e essa vitrine que se abre, através da divulgação das nossas ações, serve de motivação para crescermos ainda mais”, ressalta.

Sobre o interesse em assuntos políticos, Maria Carollini admite que, antes de entrar no Vereador Mirim, não era muito interessada em política, mas que, ao conversar sobre o assunto com outros jovens e contar com o apoio pedagógico do Programa, foi aprendendo e gostando de conhecer um pouco mais a política. Para a adolescente, o mais bacana de participar do Programa é a confiança que as pessoas depositam nos mirins.

“A gente fica muito chateada quando vai acabar isso (o mandato mirim), porque a gente sabe que vai ser uma experiência que provavelmente nós não vamos ter de volta, tendo esse apoio, tendo essa confiança em cima da gente”, explica.

Sessão mirim presencial na quarta-feira (26)

O Programa Vereador Mirim terá a sua segunda sessão de 2021 na próxima quarta-feira, dia 26 de maio. Na oportunidade, os mirins irão debater projetos, sugestões e temas de interesse da sociedade jaraguaense. Desta vez, as atividades serão realizadas de forma presencial. A última vez que isso ocorreu foi antes da pandemia de coronavírus, no dia 11 de março de 2020.

A sessão começa às 9h e terá transmissão da TV Câmara Jaraguá, no Facebook e Youtube.

Fonte: Câmara de Vereadores de Jaraguá do Sul.