O ano do 20º aniversário da Câmara Mirim foi marcado pelo trabalho intenso dos jovens parlamentares e pelo comprometimento com a educação política. O projeto, criado em 2005, estimula o contato dos estudantes da cidade com a democracia de forma direta.
No Plenário Victor Bauer, os jovens escolhidos por suas escolas propõem melhorias, políticas públicas, organizam debates e realizam homenagens. Além disso, eles cobram órgãos públicos e o Executivo na resolução de problemas e na transparência de informações relevantes para a comunidade.
Ao longo de 2025, eles discutiram e aprovaram 44 indicações e 12 requerimentos, além de seis moções – uma de aplauso e cinco de apelo. Confira abaixo alguns dos principais documentos aprovados durante o ano passado:
Requerimentos
- Pedido de estudos para instalação de ar-condicionado em cozinhas de escolas (Isabelly da Silveira),
- Pedido de informações sobre a implantação de um sistema de agendamento digital na rede municipal de saúde (Murilo Correa de Freitas),
- Pedido de informações sobre presença de profissionais de segurança nas escolas (Luigi Vincenzo Konell Luisi),
- Pedido de informações sobre a fila de espera para procedimento de reconstrução mamária (Laura Güths),
- Pedido de informações sobre a regularização fundiária de imóveis no bairro Rio da Luz (Aleksandra Ribeiro de Oliveira).
Indicações
- Pedido de estudos sobre a inclusão de curso de primeiros socorros nas escolas públicas (João Victor dos Santos Machovski),
- Sugestão de inclusão de estudantes nos conselhos de classe (Yasmin Camili Correia),
- Estudos para inclusão do ensino de Língua Brasileira de Sinais (Libras) nas escolas municipais (Yasmin Camili Correia),
- Sugestão de construção de ciclovias e ciclofaixas para a rua Eurico Duwe, no bairro Rio da Luz (Alexsandra Ribeiro de Oliveira),
- Pedido de estudos para disponibilizar pediatra na Unidade Básica de Saúde na localidade do Garibaldi (Kauane Isabele Leitzke),
- Pedido de estudos para a construção de uma escola de educação básica no bairro Nereu Ramos (Isadora Luiza de Carvalho),
- Pedido de criação de CEPs e regularização de vias na localidade do Garibaldi (Kauane Isabele Leitzke).
Moções
- Aplauso ao 14º Batalhão PM pelos 25 anos do Proerd (Isabelly da Silveira),
- Apelo para a implantação do Projeto de Valorização do Profissional da Educação (Isabelly da Silveira),
- Apelo para a implantação da educação ambiental animalista no currículo formativo do Ensino Médio (Clara Lafin).
As atividades parlamentares incluíram uma audiência pública que discutiu o impacto do uso excessivo de telas no desenvolvimento social e pessoal de crianças e jovens.
Um projeto de resolução, aprovado em junho, instituiu a realização da primeira sessão ordinária de cada semestre da Câmara Mirim como data para a cerimônia de substituição das bandeiras no Espaço Cívico Walter Carlos Hertel. Com a aprovação do projeto, as bandeiras do Legislativo Municipal, da Câmara Mirim, do município, do estado e o Pavilhão Nacional foram hasteadas nos dias 26 de março e 13 de agosto, com a presença de estudantes de diversas unidades de ensino da cidade.
Fora do Plenário, vereadores mirins aprofundam vivências e conhecimento
As visitas realizadas a órgãos governamentais reforçaram o senso de responsabilidade cívica dos mirins: entre os dias 29 de outubro e 1º de novembro, os jovens parlamentares foram a Brasília, em uma agenda que incluiu o Congresso Federal, o Palácio da Alvorada e o Quartel General do Exército. Em setembro, eles também receberam uma homenagem especial em Ato Parlamentar Solene na sede da Assembleia Legislativa Catarinense, em Florianópolis. Além disso, eles se reuniram com vereadores mirins de outros municípios em eventos em Joinville e em Guaramirim.
Ao longo do ano, outras atividades reforçaram o conhecimento dos mirins em diversas áreas: o Curso de Oratória, realizado na Unisociesc de Jaraguá do Sul, ofereceu técnicas de expressão e linguagem para que os jovens legisladores pudessem defender suas ideias com mais desenvoltura. A conscientização sobre o reuso de materiais no cotidiano foi o tema de um Concurso Fotográfico realizado pelos jovens, com o tema “Reusar: Transforme o comum em inspiração”.
Em Jaraguá do Sul, eles puderam visitar o gabinete do prefeito municipal, o SAMAE (Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto) e o o curso de medicina ao Instituto de Educação Médica (IDOMED) da Faculdade Estácio de Sá.
A comemoração dos 20 anos da Câmara Mirim foi realizada no Centro de Inovação, e incluiu painéis de debate sobre o papel do Legislativo na formação política da juventude de Jaraguá do Sul e o lançamento de uma cápsula do tempo, que será aberta em 2045.