Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Vereadores discutem problemas na educação em Jaraguá do Sul

Foto: PMJS/Divulgação

Por: Claudio Costa

04/04/2025 - 13:04 - Atualizada em: 04/04/2025 - 13:40

Atrasos em licitações, falta e sobrecarga de profissionais da educação foram algumas das pautas levantadas por vereadores durante a palavra livre da sessão dessa quinta-feira (3), na Câmara de Vereadores Jaraguá do Sul. Os assuntos foram trazidos após relatos de professores e pais insatisfeitos com situações diversas em unidades escolares e na pasta responsável pela área no município.

A vereadora Sirley Schappo (Novo) relatou que tem recebido muitas queixas por conta da falta de profissionais no sistema educacional da cidade. Ela listou outras reclamações, como ausência de professores de inglês, educação física, educação financeira, matemática e português e de profissionais especializados para lidarem com alunos com deficiências ou transtornos, como o autismo.

“Acho isso lamentável e triste”, declarou Schappo. Por fim, ela expressou preocupação pela saída de profissionais do município, que frequentemente escolhem cidades vizinhas para trabalharem na educação devido a condições melhores de trabalho.

Em seguida, o presidente da Casa, Luís Fernando Almeida (MDB), chamou a atenção para a morosidade na resolução de problemas e para a burocracia que atrasa processos nas secretarias. “Essas questões relacionadas a licitações em atraso, é vergonhoso para nós termos que continuar a discutir a incompetência nos processos licitatórios do Executivo”, declarou.

Ele comentou que o sistema de licitação antigo era mais eficiente. “Tramitava de forma prioritária algumas pautas a serem cumpridas”, explicou Almeida.

“Recebi na tarde de ontem um pai que tem um filho com autismo. (…) E o pai me trouxe esse parecer”, continuou o parlamentar, ao comentar a situação de um pai cujo filho não tem acompanhamento especializado em sala de aula. Ele também sublinhou que existe boa vontade dos funcionários, mas que dificuldades internas nas pastas dificultam os processos. “Inclusive que a própria secretária possa implementar na secretaria aquilo que ela acredita”, garantiu.

Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Claudio Costa

Jornalista pós-graduado em investigação criminal e psicologia forense, perícia criminal, marketing digital, em inteligência artificial e pós-graduando em gestão de equipes.