O primeiro dia de sessão ordinária da Câmara de Vereadores de Jaraguá do Sul marca a retomada das reuniões semanais do Legislativo.

No primeiro encontro, nesta terça-feira (5), os vereadores deram encaminhamento a ajustes para o início dos trabalhos, como alteração do horário das sessões e escolha de presidentes e membros das comissões permanentes.

Segundo os parlamentares deliberaram em reunião antes de entrar no plenário, o horário das sessões ordinárias será adiantado, para 17 horas. Hoje, os encontros no plenário acontecem às 17h30, nas terças e quintas-feiras. 

Os vereadores também definiram os presidentes, vice-presidentes e membros das quatro comissões permanentes da Casa. As comissões tem a função de analisar os projetos e demais matérias legislativas, emitindo pareceres contrários ou favoráveis às propostas.

Gerência de Saúde

A pedido do presidente da Casa, Marcelindo Gruner (PTB), foi colocada em votação a moção de apelo, proposta por Gruner, pedindo a permanência da Gerência Regional de Saúde em Jaraguá do Sul.

Na tribuna, o presidente comentou entender a ânsia do governador Carlos Moisés (PSL) de cortas custos e implementar uma nova gestão pública no Estado.

No entanto, o vereador se mostrou preocupado com a dificuldade em que as questões municipais chegam ao governo, na em Florianópolis.

Com a extinção da ADR (Agência de Desenvolvimento Regional), Gruner apontou que a Gerência de Educação também havia sido anunciada para fechamento, mas que com mobilização o processo foi revertido. O parlamentar espera a mesma reconsideração do governo para a manutenção da gerência no município.

“Por uma intenção de reduzir custos, o governador quer fechar a gerência, mas com isso teremos vários prejuízos”, pontuou o presidente.

Ele diz que funcionários da gerência alertaram para os obstáculos na prestação da saúde na região caso a unidade seja fechada, já que muitos dos materiais – inclusive medicamentos, vacinas, antídotos para venenos – teriam que ser buscados em Joinville.

“Isso terá que vir de Joinville e até chegar aqui com certeza perderemos algumas vidas. Pelo contrário, temos que trazer mais equipamentos públicos para o município [em vez de fechar]”, afirmou.

Aprovada pelos vereadores, a moção será enviada ao governador, ao secretário da Casa Civil, Douglas Borba e também aos parlamentares representantes da região no estado e em Brasília, Vicente Caropreso (PSDB), Fabio Schiochet (PSL) e Carlos Chiodini (MDB).

Composição das comissões permanentes

Legislação, Justiça e Redação Final

  • Presidente: Pedro Garcia (MDB)
  • Vice-presidente: Celestino Klinkoski (PP)
  • Membro: Isair Moser (PSDB)

Finanças e Orçamento

  • Presidente: Isair Moser (PSDB)
  • Vice-presidente: Ronaldo de Souza (PSD)
  • Membro: Pedro Garcia (MDB)

Transportes, Obras, Agricultura, Indústria e Comércio, Meio Ambiente e Serviços Públicos

  • Presidente: Eugênio Juraszek (PP)
  • Vice-presidente: Anderson Kassner (PP)
  • Membro: Ademar Winter (PSDB)

Educação, Cultura, Esporte e Saúde e Assistência Social

  • Presidente: Anderson Kassner (PP)
  • Vice-presidente: Eugênio Juraszek (PP)
  • Membro: Arlindo Rincos (PSD)

 

Quer receber as notícias no WhatsApp?