Vereadores de Jaraguá do Sul homenageiam professora Lora Maria Scheuer Bockor

Foto: Divulgação/CVJS

Por: Elisângela Pezzutti

15/07/2023 - 10:07 - Atualizada em: 15/07/2023 - 10:24

A Câmara de Vereadores de Jaraguá do Sul aprovou uma moção de aplauso em reconhecimento aos 28 anos de atividades prestados pela professora aposentada Lora Maria Scheuer Bockor ao município. A moção foi apresentada na sessão desta quinta-feira (13), pelo vereador Jonathan Reinke (Podemos), e destacou a trajetória notável da homenageada.

Lora Maria Scheuer Bockor, atualmente com 89 anos de idade, iniciou sua carreira no ensino em março de 1953 na Escola Estadual Santo Estevão. Dois anos depois, em agosto de 1955, passou a lecionar na Escola Estadual Isolada Jaraguá 99, atualmente conhecida como Escola Municipal Antônio Estanislau Ayroso, onde permaneceu até dezembro de 1981.

Segundo Reinke, a professora enfrentou desafios desde o início de sua jornada no magistério. Ele conta que, para lecionar na época, foi necessário concluir um curso normal regional em Jaraguá do Sul e em Joinville, totalizando quatro anos de estudos primários e mais quatro anos de formação no Colégio Divina Providência. Além disso, dedicou três anos de suas férias para aperfeiçoar-se em Joinville, utilizando o transporte da época, a Litorina, um trem característico da região.

Durante os anos em que lecionou na Escola Isolada Jaraguá 99, a professora Lora viveu com sua família nas dependências da instituição, a pedido da comunidade local, que generosamente ofereceu o espaço para sua moradia a partir de 1958, ano de seu casamento com Francisco Bockor. Jonathan conta que, além de suas responsabilidades como educadora, Lora também cuidava da merenda escolar, da horta e da organização e limpeza do terreno, trabalhando em conjunto com seu esposo.

Foto: Arquivo pessoal

“Ao longo de seus 28 anos de serviço como professora, Lora nunca utilizou sua licença prêmio, demonstrando sua plena dedicação aos alunos e ao ensino. Seu trabalho incansável plantou esperança nos corações de jovens e crianças, semeou conhecimento em suas mentes e estimulou em cada um o gosto pela verdade, pela honra, pelo respeito e pelo amor ao próximo. Além de ensinar sua disciplina, Lora também transmitiu lições de vida, assim como um pai orienta seu filho nos caminhos a seguir”, destacou Reinke.

Notícias no celular

Whatsapp