O vereadores de Jaraguá do Sul aprovaram, na sessão desta quinta-feira (6), uma moção de apelo proposta por Osmair Gadotti (MDB), que solicita busca por verbas federais para obras de reestruturação na barragem do Rio Itapocu, em Guaramirim. A moção é direcionada à Associação dos Municípios do Vale do Itapocu (Amvali).

Em fevereiro deste ano, o parlamentar já havia feito o apelo à Associação dos Vereadores do Vale do Itapocu (Avevi).

Segundo Gadotti, o objetivo é possibilitar a subida dos peixes em época de piracema, pois da forma como está hoje, a barragem impede essa subida e impossibilita que os peixes cheguem aos municípios de Jaraguá do Sul e Corupá.

Gadotti reconhece que a barragem é muito importante para a produção de arroz em Guaramirim. Porém, ele adverte que é preciso encontrar uma solução que ajude a preservar o ecossistema da bacia do rio.

A intenção agora é unir os municípios da região do Vale do Itapocu em busca de recursos federais para desenvolver um projeto que consiga devolver aos peixes do rio uma passagem para que eles possam subir durante a piracema e fazer a desova, como acontecia antes de a barragem ser construída.