Vereadores de Jaraguá destacam Encontro da Saúde do Homem e moção por Centro de Diagnóstico

Por: OCP News Jaraguá do Sul

25/10/2017 - 08:10 - Atualizada em: 25/10/2017 - 11:11

Estes foram alguns dos assuntos abordados pelos vereadores na sessão ordinária desta terça-feira (24) na Câmara Municipal de Jaraguá do Sul.

LUTO POR GLACI E DIAS GOMES

A Câmara de Vereadores prestou um minuto de silêncio pelas mortes de Glaci Ribeiro Reinke e Jocelito Dias Gomes. O presidente Pedro Garcia lastimou a morte da ex-funcionária da Câmara de Jaraguá do Sul por parada cardiorrespiratória no último domingo (22). Glaci era mãe do ex-prefeito de Massaranduba, Mário Fernando Reinke, e estava com 80 anos de idade. Ela foi uma das mais antigas funcionárias do Legislativo jaraguaense homenageada em 2012 na cerimônia de 77 anos de emancipação política.

O radialista Dias Gomes, morto por um infarto nesta terça-feira (24), durante muitos anos acompanhou os trabalhos do Poder Legislativo em Jaraguá do Sul e deixou amigos no órgão.

ASSOCIAÇÃO DE BMX

Pedro Garcia parabenizou a Associação de Pais e Pilotos de BMX Racing pelos bons resultados na 3a etapa do Campeonato Catarinense de BMX, em Lages. Garcia ressaltou o bom trabalho realizado pela Associação com a escolinha de bicicross que atende a 25 crianças e adolescentes, tendo como prioridade a convivência em sociedade respeitando as diferenças, os direitos e os deveres. “O objetivo da Associação é promover o convívio entre pais e filhos, além dos valores ligados à família”, explicou. O vereador lembra que além do campeonato estadual, a entidade já alcançou resultados expressivos em âmbito nacional e internacional.

OURO EM OLIMPÍADAS DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL

Os vereadores Arlindo Rincos e Jaime Negherbon parabenizaram o estudante do Senai Bruno D’Ávila Gruner pela conquista da medalha de ouro na WorldSkills Competition em Abu Dhabi, Emirados Árabes, na semana passada. O aluno ficou em primeiro lugar na modalidade Polimecânica e Automação. Rincos salientou que esse é o fruto do bom trabalho feito na da educação de Jaraguá do Sul e ventilou a possibilidade de a Câmara Municipal prestar uma homenagem ao estudante.

O vereador Eugênio Juraszek também parabenizou o jovem pela conquista e garantiu que as empresas que demanda esse tipo de mão de obra já estão de olho nesses talentos.

PONTE CONSERTADA

Celestino Klinkoski agradeceu ao setor de Obras da Prefeitura pela manutenção na ponte de madeira na comunidade do Jaraguazinho, próximo à igreja Santa Cruz, no bairro Garibaldi. O vereador tinha pedido a manutenção do local através da indicação n°1414, pois as condições da ponte ofereciam riscos àquela comunidade.

1° ENCONTRO ESTADUAL SAÚDE DO HOMEM

Klinkoski também convidou a comunidade para participar do 1° Encontro Estadual da Saúde do Homem que ocorre nos dias 26 e 27 de outubro no Centro Empresarial de Jaraguá. Ele ressaltou que o objetivo do evento é fortalecer a política de prevenção e cuidados à saúde do homem. Ainda lembrou que a Rede Saúde do Homem foi considerada de utilidade pública pela Câmara de Vereadores e assegurou que ações como essa e como o Encontro Estadual vão consolidar a entidade no cenário da saúde da região.

VEREADORES MIRINS EM BRASÍLIA

Arlindo Rincos e Pedro Garcia exaltaram a participação dos vereadores mirins de Jaraguá do Sul no projeto Câmara Mirim, da Câmara dos Deputados Federais. Cinco mirins foram a Brasília nos dias 19 e 20 deste mês e participaram de atividades que simulavam o processo legislativo no Congresso Nacional. Para Rincos esses momentos mostram às crianças como funciona a política e as aprovações de projetos que vão mudar a vida de toda a população brasileira. Para Pedro Garcia foi uma honra para o município ter participado do evento e afirmou que, se quisermos mudar o país, a sociedade tem que começar pelos jovens, pois são eles que estarão à frente do país no futuro.

MOÇÃO POR CENTRO DE DIAGNÓSTICO

Jackson de Ávila defendeu a moção de apelo n° 21/2017 que pede a implantação de um Centro de Diagnóstico por Imagem no município em parceria com a iniciativa privada e outros municípios da região. Os diagnósticos por imagem incluem ressonância magnética, tomografia, raio x e outros procedimentos. O vereador advertiu sobre a demora e o custo elevado desses procedimentos para os munícipes atualmente. Ele assegurou que uma iniciativa como essa ajudaria muito a população. “É um projeto audacioso, sabemos que existe a manutenção que é cara, mas temos que dar o primeiro passo”, esperançou.