Por Verônica Lemus | Foto Eduardo Montecino/ArquivoOCP
Os vereadores de Jaraguá do Sul aprovaram em turno único e por unanimidade o projeto de lei que inclui dotação orçamentária na Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer, no valor de R$ 2,4 milhões. O montante, grande parte vindo de convênio com o Ministério do Esporte, será utilizado para a implantação do Centro de Treinamento Esportivo anexo ao Centro de Artes e Esportes Unificado (CEU) Mestre Manequinha, no bairro Vila Lenzi.
O projeto foi aprovado em turno único, já que tramitava em regime de urgência, a pedido do Executivo. Da mesma forma, os parlamentares aprovaram a matéria que inclui a implantação do centro esportivo entre as ações previstas na área no Plano Plurianual (PPA) vigente.
Na sequência, também por unanimidade, o Plenário da Câmara de Jasraguá aprovou o projeto que abre crédito de R$ 75 mil no orçamento vigente da Secretaria Municipal de Assistência Social e Habitação. O valor será investido no custeio de aluguel e despesas fixas como água, energia elétrica e telefone da nova sede para acolhimento para menores.
A mudança é necessária em razão do Termo de Ajuste de Conduta (TAC) firmado entre o Município e o Ministério Público, para a reforma da atual unidade, no bairro Tifa Martins. Contudo, a Prefeitura decidiu pela locação de uma casa para o funcionamento do abrigo, com a atual sede ficando disponível para a Secretaria de Educação.
Conforme a secretária Maria Santin Camello, o Município ainda está fechando o contrato para o aluguel da casa. Além disso, antes da mudança, a secretária informa que é preciso fazer adaptações no local, para se adequar às características de um abrigo, que são regulamentadas por lei. Os custos para as adaptações ainda sendo levantados. Maria estima cerca de 120 dias para a mudança ao novo local.