Vereadores de Florianópolis querem ouvir ex-secretários na CPI do Transportes

A reunião de trabalho praticamente concluiu as oitivas com membros do Conselho Municipal de Mobilidade Urbana | Foto Édio Hélio Ramos/CMF/Divulgação

Por: Ewaldo Willerding Neto

17/05/2019 - 11:05 - Atualizada em: 17/05/2019 - 11:24

A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que está apurando possíveis irregularidades no transporte coletivo da Capital, realizou mais uma etapa da investigação nesta quinta-feira (16). A reunião de trabalho praticamente concluiu as oitivas com membros do Conselho Municipal de Mobilidade Urbana.

A sequência da CPI vai convocar agora ex-secretários das gestões anteriores ligados às decisões do transporte público. Foi pedida também a prorrogação dos trabalhos por mais 90 dias na Câmara Municipal de Florianópolis.

O primeiro a ser ouvido foi o representante da Câmara de Vereadores da Capital, Márcio da Silva, que foi questionado pelos parlamentares sobre sua participação no CONMURB. Conforme Silva detalhou em seu depoimento o conselho ficou mais de seis meses sem realizar qualquer reunião e que os membros foram convocados por mensagem em um grupo no celular dois dias antes.

CPI terá os trabalhos prorrogados por mais 90 dias na Câmara Municipal de Florianópolis | Foto Édio Hélio Ramos/CMF/Divulgação

Ele ainda enfatizou aos vereadores que, além das reuniões que não aconteciam, os conselheiros não passam por nenhum tipo capacitação para analisar planilhas técnicas envolvendo custos. “Como o conselheiro vai tomar uma decisão tão importante quanto essa e que vai mexer na vida de milhares de pessoas na cidade sem ter conhecimento do que vai votar.”

O segundo convidado da CPI foi o representante da Cooperativa de Transporte Escolar de Florianópolis (SINPVTEFPOLIS), Umberto Ouriques Neto, que explicou aos membros da CPI como funcionou a reunião do dia 28 de dezembro onde foi deliberado o novo valor da tarifa. “Temos onze membros no conselho e apenas seis compareceram, então, houve quórum para a deliberação. O secretário fez uma longa exposição audiovisual a todos os presentes e esclareceu dúvidas, inclusive do funcionamento da tarifa social. E no momento todos ali entenderam que estava satisfatório.”

Para o relator da CPI, vereador Renato Geske (PR), as informações repassadas tiveram bastante conteúdo relevantes. “Os dois contribuíram bastante com a relatoria da CPI e nos trouxeram informações contundentes para os próximos passos.” A próxima reunião da CPI está marcada para o dia 30 de maio.

 

Quer receber as notícias no WhatsApp?