Vereadores aprovam recursos para eventos culturais de Jaraguá do Sul

Feira do Livro é um dos eventos que será beneficiado com remanejamento de recursos | Foto Eduardo Montecino/OCP News

Por: Elissandro Sutil

22/05/2019 - 05:05 - Atualizada em: 22/05/2019 - 08:39

Em primeira votação na sessão desta terça-feira (21) os vereadores de Jaraguá do Sul aprovaram o projeto de lei do governo municipal que remaneja R$ 415 mil do orçamento da Secretaria de Municipal de Cultura, Esporte e Lazer (Semcel) para o custeio de eventos culturais.

De acordo com o projeto de lei, os recursos sairão de outras ações da Semcel, como construção da sede do arquivo histórico e revitalização do centro histórico – mercado municipal.

A secretária da pasta, Natália Petry, explica que para esses setores a Secretaria já fez as compras prioritárias, permitindo remanejar os recursos para custear os eventos culturais até o fim do ano, incluindo a programação de Natal.

Parte dos recursos, explica a secretária, serão utilizados para pagar a locação dos espaços em que os eventos serão realizados, como o Festival da Canção, Feira do Livro, apresentação da Orquestra Filarmônica, Jaraguá em Dança, Intejs (Integração de Teatro Estudantil), Fescine (Festival de Cinema), entre outros.

Além disso, a secretária informa que os recursos também serão aplicados na programação de aniversário de Jaraguá do Sul. No momento, a Semcel vem preparando a programação, que deve ser apresentada à população no dia 20 de junho. O aniversário acontece no dia 25 de julho, mas o feriado de comemoração será no dia 29.

A matéria que remaneja os recursos foi aprovada com oito votos favoráveis e duas abstenções, de Arlindo Rincos (PSD) e Ademar Winter (PSDB). O projeto deve retornar na próxima quinta-feira ao plenário para a segunda votação.

Recursos para áreas de lazer

Na mesma sessão, os vereadores também aprovaram outro projeto da Semcel, remanejando recursos para a manutenção dos espaços de convivência, esporte e lazer nos bairros. O valor remanejado é de R$ 113 mil.

Na tribuna, o vereador Arlindo Rincos disse que o projeto é importante e que no ano passado já havia feito o pedido à Secretaria para fazer a manutenção do campo da Estrada Nova, na divisa entre os bairros Três Rios do Sul e Rau.

Segundo ele, o espaço atualmente está com problemas e precisa de manutenção, já que era bastante utilizado pelas crianças da região. “Espero que esses recursos sejam realmente aplicados nessas áreas de lazer e que seja dada uma atenção especial neste caso que estou citando”, pediu o vereador.

O presidente da Câmara, Marcelindo Gruner (PTB), manifestou preocupação quanto ao valores repassados, que não considera suficientes para a situação atual dos espaços de lazer, principalmente das academias ao ar livre.

Ele alega que os equipamentos desses espaços já teriam atingido a sua vida útil. Ele defende que o governo aplique um pouco mais de dinheiro na Secretaria, para reformar esses espaços. “Retirar as que não estão sendo utilizadas, mas colocar equipamentos novos e recuperar as áreas que são usadas”, disse o presidente.

Gruner ainda observou que também é papel dos próprios moradores de manter os locais de convivência, esporte e lazer limpos e organizados.

“Porque quem vai brincar lá são os filhos dos moradores. Tem que trocar algumas coisas e temos que cobrar, mas a questão da limpeza é também responsabilidade da comunidade”, declarou o presidente.

Aprovado em segunda votação, o projeto agora seguirá para sanção do Executivo.

 

Quer receber as notícias no WhatsApp?