Na sessão da Câmara de Vereadores de Guaramirim desta terça-feira (1º), foi aprovado um período de recesso escolar para os professores da rede municipal.
O projeto já entra em vigor neste ano e define que o recesso será realizado entre os dias 21 de julho e 1º de agosto, coincidentemente com o período de recesso dos alunos.
A presidente da Câmara de Vereadores, Cristiana Poltronieri Ziehlsdorff (PL), destacou a importância dessa medida, explicando que, embora o recesso já fosse uma prática, a lei agora formaliza e normatiza o período.
Ela detalhou que, com a aprovação do projeto, Guaramirim se adequa a outras cidades que já concedem esse direito aos professores.
“Na prática, essa concessão já é fornecida há muitos anos no Brasil. O que fizemos foi normatizar e transformar essa prática em lei, garantindo esse período de descanso para os professores no final do primeiro semestre e início do segundo”, afirmou a vereadora Cristiana.
De acordo com a presidente, a Secretaria Municipal de Educação ficará responsável por normatizar o recesso anualmente, publicando um edital para informar as datas específicas, ajustadas conforme a rotina de cada escola e creche, seja para um período de cinco, dez ou até quinze dias de recesso.
O projeto foi aprovado por unanimidade pelos vereadores e segue agora para sanção do prefeito Adriano Zimmermann.