Vereadoras propõe criação do Fundo dos Direitos da Mulher para a região de Jaraguá do Sul

Foto: Divulgação/Avevi

Por: Áurea Arendartchuk

17/09/2021 - 14:09 - Atualizada em: 17/09/2021 - 15:02

O Colegiado da Mulher Vereadora da Associação de Câmaras e Vereadores do Vale do Itapocu (Avevi) realizou esta semana mais um encontro, na Câmara de Vereadores de Corupá. A importância da criação do Fundo Municipal dos Direitos da Mulher para cada um municípios da região foi um dos assuntos da pauta.

A Coordenadora do Colegiado, vereadora Nina Santin Camello, de Jaraguá do Sul, informou que já apresentou uma proposição na Câmara local para a criação deste fundo. “Estaremos garantindo recursos financeiros às entidades que promovam políticas públicas e ações pelos direitos da mulher e de enfrentamento à violência contra as mulheres, assim como já fazem o Fundo da Criança e do Adolescente e o Fundo do Idoso, que também têm o propósito de financiar projetos sociais.”

As vereadoras vão se reunir nos próximos dias com as integrantes dos Conselhos Municipais dos Direitos da Mulher (Comdim), de cada cidade para informar sobre esta ação. O fundo, nos municípios onde já foi aprovado, está vinculado à Secretaria de Assistência Social, e o Comdim será o responsável da aplicação destes recursos.

O presidente da Avevi, vereador Lairton Muller de Corupá, prestigiou a reunião e disse que as propostas do colegiado estão recebendo uma atenção especial da entidade. “As vereadoras estão de parabéns pelo trabalho que estão realizando. Vamos solicitar aos executivos o atendimento as demandas apontadas neste grupo, dentre elas a Central de Libras, a Casa Abrigo para Mulheres Vítimas de Violência e agora a criação deste fundo”. O presidente aproveitou para convidar as vereadoras para a próxima assembleia que será realizada no dia 24 de setembro em Massaranduba.

A presidente da Câmara de Corupá, Bernadete Correa Hillbrecht, anfitriã do encontro, destacou a importância dos assuntos tratados, que são de interesse regional. “Continuamos reivindicando junto aos prefeitos dos municípios da região, a Casa Abrigo a Central de Libras, e esperamos uma resposta”.

Agradeceu a participação do presidente da Avevi, vereador Lairton Müller, e da Rede Feminina de Combate ao Câncer de Jaraguá do Sul. A vereadora aproveitou para solicitar a rede que voltem a atender as mulheres de Corupá, na questão social após procedimentos cirúrgicos, por exemplo, psicologia”.

A Rede Feminina apresentou para as vereadoras os trabalhos que são realizados pela entidade, destacou a Campanha Outubro Rosa deste ano que terá como tema “Amor que cabe no peito”.

Participaram da reunião as vereadoras de Jaraguá do Sul, Nina Santin Camello e Sirley Schappo, a vereadora e presidente da câmara de Corupá, Bernadete Correa Hillbrecht, vereadora de Guaramirim, Maria Rosana Zermiani Franz, e a vereadora de Schroeder Ana Claudia Locilha de Oliveira.

*Com informações da assessoria de imprensa da Avevi