A Câmara de Vereadores de Schroeder aprovou, nesta segunda-feira (5), a indicação 139/2025, de autoria da vereadora Ana Leon (MDB), que propõe ao Executivo Municipal a realização de um estudo de viabilidade para implantar um programa de coleta seletiva de resíduos recicláveis nos moldes do “Recicla Jaraguá”, adotado em Jaraguá do Sul.
O objetivo é incentivar a separação adequada dos resíduos e promover o descarte consciente por parte da população. Entre as ações sugeridas está a distribuição de embalagens padronizadas, como os sacos verdes, para facilitar a identificação dos materiais recicláveis durante a coleta.
Em entrevista, a vereadora destacou que a proposta vem ao encontro de uma demanda frequente dos moradores.
“Essa indicação vem de encontro a isso, os munícipes mesmos estão falando e cobrando. Eles veem a importância de fazer essa separação e, da forma que está hoje, não é tão organizado”, explicou.
Ana ainda ressaltou que usou como referência o modelo de Jaraguá do Sul, mas que a cor das embalagens pode ser adaptada à realidade local.
“Eu falei do saco verde como o do modelo de Jaraguá, mas pode ser outra cor. Fiz a indicação para que o Executivo faça o estudo da viabilidade para implantação do programa. Como vereadora, eu não posso criar esse tipo de programa. Então, é necessário encaminhar ao Executivo”, completou.
Segundo a parlamentar, o tema já foi discutido com o secretário municipal de Saneamento e Gestão Ambiental, que demonstrou receptividade à proposta.
“Ele vê com bons olhos e agora, registrando essa indicação, vamos iniciar essa discussão e construir um programa, se também for da vontade do prefeito. Precisamos estar em diálogo para ver se existe essa viabilidade”, afirmou.
A ideia é que, com a organização do programa e o apoio da comunidade, Schroeder avance em ações de educação ambiental, redução de resíduos enviados aos aterros sanitários e aumento nos índices de reciclagem.