Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Vereadora de Jaraguá do Sul repudia ataques racistas contra Miss Santa Catarina 2026

Foto: Arquivo Pessoal

Por: Gabriel JR

24/10/2025 - 16:10 - Atualizada em: 24/10/2025 - 16:11

Durante a sessão da Câmara Municipal de Jaraguá do Sul nesta semana, a vereadora Sirley Maria Schappo (Novo) se manifestou em solidariedade à jovem Pietra Travassos, de 18 anos, eleita Miss Santa Catarina 2026. A parlamentar repudiou os ataques racistas que a jovem sofreu nas redes sociais após a conquista do título estadual, durante cerimônia realizada em Criciúma.

“Ela é linda, elegante, sorridente, inteligente, tem todos os predicados para ser uma Miss. Mas nas redes sociais, choveram ataques. Qual foi o pecado dela? A cor da pele”, declarou Sirley, lamentando que o racismo ainda se manifeste de forma tão violenta em Santa Catarina. “Fico muito triste de ver, mais uma vez, Santa Catarina nos holofotes da mídia nacional com comentários racistas”, completou.

A vereadora ainda destacou a força com que Pietra respondeu às ofensas, exaltando sua postura diante das agressões: “Ela reagiu de forma brilhante, como toda mulher forte e poderosa faz.”

Foto: Arquivo/Agência AL

Relembre o caso

Pietra Travassos foi coroada Miss Santa Catarina 2026 na noite de sexta-feira (17), representando o município de Siderópolis, no Sul do Estado. A vitória, no entanto, foi seguida por uma série de mensagens ofensivas e comentários racistas em suas redes sociais. Entre os ataques, um perfil chegou a afirmar que o Estado “não é um zoológico”.

A jovem respondeu com firmeza: “Infelizmente, o racismo ainda tenta apagar o brilho que não consegue compreender. Mas não há coroa mais bonita do que aquela que desafia padrões e abre caminho para tantas outras.”

Pietra está no 3º ano do ensino médio no Cedup Abílio Paulo, e iniciou sua trajetória no concurso após se destacar em um desfile escolar. Agora, ela se prepara para representar Santa Catarina no Miss Brasil 2026. Segundo a própria Miss, seu objetivo é usar o título para promover a diversidade racial, o empoderamento feminino e a representatividade negra.

Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Gabriel JR

Repórter e radialista com 15 anos de experiência na área de comunicação