Vereador sugere passagens de nível em borracha na linha férrea de Jaraguá do Sul

Foto: Divulgação

Por: Áurea Arendartchuk

01/09/2021 - 07:09 - Atualizada em: 31/08/2021 - 21:03

O vereador Anderson Kassner (Progressistas) sugeriu, por meio da indicação nº 50/2021, que o Executivo analise a possibilidade de implantar passagens de nível na linha férrea do município com piso de borracha vulcanizada, nos trechos de maior circulação.

Segundo o vereador, a iniciativa, além de oferecer mais segurança aos pedestres, cadeirantes, ciclistas e veículos ainda pode trazer mais economia ao município. “A Prefeitura precisa fazer manutenção constantemente no asfalto da linha férrea por causa do atrito e da força dos trens, o que gera muito custo aos cofres públicos, em contrapartida essa tecnologia tem um tempo de vida estimável de 15 a 20 anos, que deve compensar o investimento”, argumentou.

Kassner relata que conheceu o método em uma viagem que fez à Alemanha e depois disso começou a procurar referências no Brasil, descobrindo que a primeira instalação de pisos de borracha no Brasil foi realizada na passagem de nível em Juiz de Fora (MG) em de novembro de 2007.

Foto: Divulgação

“Já conversei com o prefeito Antídio sobre este assunto e como Jaraguá do Sul é pioneira em vários assuntos, acredito que essa inovação possa ser um destaque para a nossa cidade, servindo de exemplo para o Estado”, finalizou.

A indicação segue agora para análise da secretaria competente que estudará a viabilidade de implantação deste sistema na cidade.