Uma decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em julgamento ocorrido nesta quinta-feira (3), resultou na perda de mandato do vereador de Joinville Sidney Sabel.
O TSE julgou o pedido feito pelo MDB para cassar a chapa do DEM em razão de duas possíveis candidatura fictícias de mulheres nas eleições municipais de 2020.
- Receba as notícias do OCP no seu WhatsApp: Grupo de Joinville
Segundo o relator do processo, ministro Benedito Gonçalves, as provas coletadas no processo mostram que as candidatas não fizeram nem arrecadaram recursos de campanha, tendo publicado somente duas postagens em redes sociais para simular que concorriam ao pleito.
“São duas candidatas que, em depoimento judicial, admitiram ter concorrido ao pleito apenas para cumprir a cota de gênero, sob a promessa de pagamento de certa quantia”, disse o ministro.
Com a decisão unânime do tribunal, a chapa do DEM foi cassada e, portanto, Sidney Sabel, que havia sido eleito pela legenda, acabou perdendo o cargo.
Em suas redes sociais, Sabel disse que recebeu a decisão com “profunda tristeza”.
“Apesar de termos recebido o apoio e o voto de 2.514 pessoas que acreditaram em nosso trabalho, fomos penalizados por um erro de dirigentes partidários“, disse.