Na última quarta-feira (13), o vereador Sidney Sabel reuniu-se com o secretário de Infraestrutura Urbana (Seinfra) de Joinville, Jorge Luiz Correia de Sá, para solicitar que os ônibus voltem a circular no distrito de Pirabeiraba.

Devido à pandemia, as linhas que antes atendiam as estradas Mildau, Rio da Prata, da Ilha, Bonita, entre outras da região, foram desativadas.

Denise dos Santos Borges mora na Estrada Mildau, é diarista e precisa caminhar três quilômetros para ter acesso ao transporte coletivo.

Vereador Sidney Sabel reuniu-se com o secretário Jorge Luiz Correia de Sá | Foto: Divulgação

“Eu tenho que pegar o ônibus às 5h30, e começo a trabalhar às 8h. Isso porque agora meu filho não está indo à escola. Se as aulas voltarem, não sei como vamos fazer, porque o município não fornece ônibus para a escola dele. E ele está apenas no primeiro ano do ensino fundamental, não tem como deixá-lo ir sozinho”, disse.

Em dias de chuva, esse problema se torna ainda mais grave. “Caminho três quilômetros para pegar o ônibus, sem falar que morro de medo de estar às 5h na rua, sozinha. É muito descaso”, desabafou Denise.

Já na Estrada Rio da Prata, os moradores precisam caminhar até 7 quilômetros para poder pegar um ônibus. Em outras áreas da região a situação é a mesma.

Secretário disse que avaliará as possibilidades | Foto: Divulgação

“Os moradores precisam do transporte coletivo, ao menos nos horários de maior fluxo. As pessoas precisam de um meio de transporte para ir trabalhar. A maioria dos moradores daquela região não tem condições de chamar um táxi, e por conta da falta de cobertura de área de telefonia móvel, os motoristas de aplicativos não conseguem atender a região”, avaliou o vereador Sidney Sabel.

Morador do distrito há mais de 48 anos, o parlamentar já atuou como subprefeito de Pirabeiraba. Ele também diz que “os idosos, quando precisam receber o salário ou procurar alguns dos serviços essenciais, ficam impossibilitados de sair de casa, por conta da falta do transporte público e da longa distância a ser percorrida até o acesso ao transporte público mais próximo.

O pedido para a volta dos ônibus foi feito ao secretário Jorge Luiz Correia de Sá, que disse que avaliará as possibilidades da retomada do transporte na região.

Receba as notícias do OCP no seu aplicativo de mensagens favorito:

WhatsApp

Telegram

Facebook Messenger