A Câmara de Guaramirim aprovou ontem, na primeira sessão ordinária do ano, um pedido de informação sobre o número de cirurgias realizadas pelo Hospital Municipal Santo Antônio no ano passado. A iniciativa foi do vereador Lauro Erthal (PP), motivado por uma matéria publicada pelo jornal O Correio do Povo no dia 28 de janeiro.
“Saiu no jornal que estão fazendo 60 cirurgias por mês. Conversando com algumas pessoas surgiu a dúvida sobre esses números e o papel do vereador é fiscalizar, a comunidade não vê essa demanda ser atendida”, apontou o vereador, que questiona a natureza dos procedimentos.
Em entrevista ao jornal, a diretora da unidade, Márcia Prusse, apresentou balanço com uma média de 60 cirurgias mensais, 61.804 atendimentos no Pronto Atendimento e 892 internações durante o último ano. A demanda de cirurgias gerais que estava com uma lista de espera, de 648 pessoas, teria sido zerada.
De acordo com o prefeito Lauro Fröhlich, o número apresentado está de acordo com os procedimentos feitos pelo hospital. “Eles não entendem o procedimento clínico. Foram realizados procedimentos que dependem de anestesia, são procedimentos cirúrgicos e os números são esses”, disse. O chefe do Executivo não soube precisar o tipo de cirurgias apontadas no relatório. Márcia Prusse não foi localizada para responder ao questionamento dos vereadores.