Vereador propõe criação de creche noturna em Joinville

Por: Windson Prado

21/02/2018 - 07:02 - Atualizada em: 22/02/2018 - 23:40

O vereador do PSB, Rodrigo Coelho, protocolou uma moção nesta semana pedindo que a Prefeitura realize um estudo da viabilidade e demanda de ofertar vagas noturnas em creches da cidade. Para Coelho, a ideia pode servir para preencher uma lacuna no oferecimento de um local em que as crianças possam passar o período noturno com segurança, enquanto pais precisam trabalhar ou desenvolver outras atividades.

A creche noturna é uma prática que já funciona no Brasil e, foi pensando nas dificuldades de muitos pais e mães, que Rodrigo Coelho cogitou a possibilidade de Joinville aderir a iniciativa. “Em Passo Fundo (RS), a ação ajuda pais que trabalham em horário noturno e que em muitas situações não têm com quem deixar seus filhos. A vizinha cidade de Pomerode também oferta a creche noturna há pelo menos 15 anos, a partir das demandas das indústrias instaladas na região”, cita Coelho.

O vereador lembra que o mercado de trabalho há tempos mudou e hoje muitas mulheres estão na linha de frente, trabalhando em horários diferenciados, nos períodos vespertino e noturno. De modo geral, muitos pais que trabalham em shoppings, indústrias, empresas de prestadoras de serviços (vigilância), profissionais da saúde, professores ou profissionais liberais não conseguem conciliar a rotina de trabalho com os horários praticados pelas creches públicas.

“Nem todos têm parentes, filhos mais velhos ou vizinhos que possam ficar com seus filhos de modo seguro. Nossa ideia é que os CEIs (Centros de Educação Infantil) possam atender após o horário comercial, até às 23h, por exemplo. Não há necessidade imediata de construir novos CEIs ou contratar professores. Vagas podem ser compradas em creches conveniadas”, finaliza o vereador do PSB.

O documento deve ser debatido no Plenário da Câmara e posteriormente seguirá à Prefeitura de Joinville.

Quer fazer parte do grupo de whatsapp do Jornal de Joinville? Basta clicar aqui