Vereador pede instalação de temporizadores em semáforos de Jaraguá do Sul

Foto: Câmara de Vereadores de Jaraguá do Sul.

Por: Elissandro Sutil

07/05/2021 - 09:05 - Atualizada em: 07/05/2021 - 09:53

O vereador Jeferson Cardozo (PSL) foi autor de uma moção de apelo, nesta quinta-feira (6), que pede ao Executivo de Jaraguá do Sul a realização de estudos técnicos para instalar temporizadores nos semáforos da cidade, em especial aqueles com radares.

Vereador Jeferson Cardozo. Foto: Câmara de Vereadores de Jaraguá do Sul.

Segundo o parlamentar, o objetivo é evitar multas desnecessárias, auxiliando os motoristas com os aparelhos.

Para Cardozo, muitas multas que são aplicadas no município ocorrem pela “falta de percepção do tempo certo em que haverá a mudança de sinal”. Ou seja, os motoristas não têm a noção exata do momento em que o sinal será trocado para o verde ou para o vermelho e acabam transpassando pelo radar e sendo multados.

O parlamentar também adverte que é preciso modernizar o sistema de controle do trânsito em Jaraguá do Sul, pois o número de veículos circulando nas vias da cidade cresce ano a ano.

No início de 2020, segundo dados do Departamento Estadual de Trânsito do Estado de Santa Catarina (Detran/SC), Jaraguá do Sul tinha uma frota total de mais de 122 mil veículos.

Cardozo acredita que a mobilidade urbana é essencial para o desenvolvimento socioeconômico do município e que a implantação de temporizadores vai ajudar a melhorar o fluxo do trânsito jaraguaense.

A moção foi aprovada por unanimidade.