Vereador pede a retirada de quatro radares da BR-280

Por: Pedro Leal

05/10/2021 - 13:10 - Atualizada em: 05/10/2021 - 13:33

O vereador Osmair Gadotti (MDB) fez uma moção de apelo para que o Departamento Nacional de Infraestrutura e Transporte (Dnit) faça a retirada dos quatro radares eletrônicos instalados na BR-280 em Jaraguá do Sul.

Os equipamentos ficam entre a Rua Joaquim Francisco de Paula, no bairro Chico de Paulo, e a rotatória da Rua João Ropelatto, no bairro Nereu Ramos. Caso seja necessário, o parlamentar sugere que os radares sejam substituídos por redutores de velocidade. O objetivo da proposta é o de melhorar o trânsito no local.

Gadotti lembra que praticamente todo o percurso apontado possui iluminação e conta com tachões que impedem ultrapassagens, o que já dá bastante segurança aos motoristas.

Por conta disso, ele argumenta que os radares eletrônicos instalados no trajeto têm apenas uma finalidade arrecadatória, tirando dinheiro da população através das multas aplicadas.

“Tem pessoas com mais de 20 multas ali. Tem gente com carteira apreendida por conta disso”, adverte.

Ele afirma que há radares que estão muito próximos a rotatórias e que isso não tem sentido, já que a própria rotatória faz o trabalho de diminuição da velocidade dos veículos.

“O que precisamos é ter educação no trânsito, não é o radar que vai segurar”, frisa.

A moção foi aprovada por unanimidade, na sessão legislativa desta terça-feira (5), e encaminhada ao engenheiro chefe da unidade do Dnit de SC, Antônio Gruner Bessa, e ao ministro dos Transportes, Portos e Aviação Civil, Tarcísio de Freitas.