Vereador Mirim pede troca de fios em postes por rede subterrânea em Jaraguá do Sul

Por: Bruno Gallas

09/06/2022 - 13:06 - Atualizada em: 09/06/2022 - 13:52

O vereador mirim João Danilo Heck (EMEB Gertrudes S. Milbratz) fez uma indicação, na sessão mirim desta quarta-feira (8) na Câmara Municipal de Jaraguá do Sul, que pede ao Executivo jaraguaense a substituição do modelo de cabeamento para distribuição de energia elétrica e de telefonia atualmente utilizado no município.

Ele sugere que os fios que passam pelos postes sejam trocados por uma rede subterrânea, como já feito em vários países, como EUA, Japão, França, Chile, entre outros, e inclusive em cidades brasileiras, como Recife-PE e Fortaleza-CE.

Foto: Divulgação

O jovem parlamentar propõe que isso seja feito gradativamente e lembra que essa iniciativa vai promover uma modernização do modelo adotado em Jaraguá do Sul e uma diminuição na poluição visual, deixando a cidade mais bonita. Além disso, ele acredita que a mudança vai diminuir os danos causados por vendavais e chuva nas fiações e, inclusive, poderá evitar roubos à rede elétrica.

“Já não é mais aceitável ver redes aéreas, que, além da questão estética das cidades, acarretam insegurança e contribuem para a má qualidade dos serviços. A rede subterrânea ainda pode diminuir as interrupções decorrentes de furtos de fios, vandalismos e diversas formas de acidentes”, explica.

A indicação foi aprovada por unanimidade e enviada ao prefeito Jair Franzner (MDB) para análise.

Na última sexta-feira (03), um caminhão enroscou nos fios elétricos enquanto cruzava o centro de Jaraguá do Sul, deixando 40 mil consumidores sem energia elétrica. A proposta do jovem João, neste contexto, inibiria tais acidentes.