Vereador jaraguaense sugere implantação de faixas de pedestres 3D

Foto: Imagem ilustrativa/reprodução internet

Por: Elisângela Pezzutti

15/07/2023 - 09:07 - Atualizada em: 15/07/2023 - 09:17

Foi aprovada por unanimidade, na sessão desta quinta-feira (13), na Câmara Municipal de Jaraguá do Sul, uma indicação de autoria do vereador Ronnie Lux (MDB), que pede ao Executivo a implantação de faixas de pedestres 3D nos arredores da Via Verde e do Parque da Inovação. Lux explica que as faixas de pedestres 3D criam uma ilusão de ótica que dá a impressão de serem elevadas ou flutuantes.

Essas faixas são pintadas usando técnicas de perspectiva e sombreamento para criar uma aparência tridimensional quando vistas de certos ângulos. Elas podem parecer como se estivessem elevadas do chão ou formando obstáculos, o que chama a atenção dos motoristas e os alerta para a presença da faixa de pedestres. A ilusão ótica é projetada para fazer com que os motoristas reduzam a velocidade e estejam mais atentos aos pedestres.

Ronnie lembra que as faixas já vêm sendo utilizadas em diversos países e cidades do Brasil. Ele aponta que a ideia é que elas sejam implantadas primeiro em pontos turísticos como a Via Verde e o Parque da Inovação como uma forma de também divertir os turistas.

“É uma forma de Jaraguá do Sul trazer uma forma divertida de gerar mais segurança para o trânsito e para os visitantes que vêm à nossa cidade”, finaliza.

A indicação foi enviada ao Executivo para ciência do pedido.

Notícias no celular

Whatsapp