Vereador de Joinville quer que o município recicle resíduos sólidos e orgânicos

Por: Windson Prado

17/04/2019 - 13:04 - Atualizada em: 17/04/2019 - 13:24

Preocupado com o destino correto do lixo gerado no município, o vereador do MDB de Joinville, Rodrigo Fachini, protocolou nesta semana um projeto de lei que torna obrigatória a destinação ambientalmente adequada de resíduos sólidos orgânicos por meio dos processos de reciclagem e compostagem.

Segundo a Seinfra (Secretaria de Infraestrutura), o total de lixo produzido em Joinville é de aproximadamente 179 mil toneladas anuais. Deste total, cerca de 11 mil toneladas coletadas anualmente são de lixo destinado à reciclagem.

Todos os meses são 12 mil toneladas de resíduos sólidos no aterro de Joinville. Sabe-se que boa parte deste lixo é resíduo sólido orgânico que poderia ser reaproveitado por meio de compostagem e outro tipo de reciclagem, contribuindo assim para o meio ambiente.

Conforme o vereador, o aterro sanitário de Joinville não tem vida útil muito longa.

“Esses dados mostram a urgência de se investir em novas alternativa de políticas públicas de reciclagem de resíduos, sejam orgânicos ou recicláveis. Se cada um de nós adotar práticas de separação de lixo, teríamos uma economia futura para o município e uma contribuição para o meio ambiente”, conclui Fachini.

Pelo projeto apresentado, a coleta de resíduos sólidos orgânicos deverá ser organizada pelo Poder Público, em todo o município, alcançando empresas, restaurantes, imóveis residenciais, condomínios, entre outros.

Com isso, o lixo orgânico não poderá mais ser enviado para o aterro sanitário ou ser incinerado. A legislação também quer estimular iniciativas comunitárias, compostagem doméstica, cooperativas, e, principalmente, uma transformação na educação ambiental do munícipe.

*Windson Prado com informações de assessoria de imprensa

Quer receber as notícias no WhatsApp?