O jornal Estadão mapeou 50 aspirantes ao primeiro mandato de deputado federal que possuem relevância nas redes sociais nos 26 Estados e no Distrito Federal. Segundo especialistas consultados pela reportagem do jornal, garantir um bom desempenho nas redes é considerado um diferencial para as eleições de 2018. Os possíveis candidatos ao Congresso retratados foram escolhidos pelos seguintes critérios: atuação relevante nas redes sociais; nenhum mandato anterior como deputado federal; no máximo, dois mandatos eletivos na carreira política (vereador, prefeito ou deputado estadual); ex-governadores e ex-senadores não foram considerados por serem figuras com alta exposição prévia.

Em SC, dois perfis aparecem como trunfos políticos. Um deles é o do vereador joinvilense Rodrigo Coelho (PSB), 37 anos. Filho do ex-deputado Coelho Neto, Rodrigo é especialista em direito previdenciário. Venceu a primeira disputa em 2010 como vice-prefeito e foi eleito vereador de Joinville em 2016. Defende o fim do estatuto do desarmamento, maior desburocratização estatal e a reforma tributária.

No facebook, Coelho tem média de 20,42 likes por post e um engajamento de 2,467 usuários. Já no twitter aparece com 0,49 likes por tweet e média de 0,88 RT por tweet. O total de interações é de 18.635, o que o garantiu na lista do Estadão como aspirante ao cargo de deputado federal.

O outro catarinense na lista é Arão Josino, 25 anos, que é formado em jornalismo e reside em Florianópolis. A lista dos 50 trunfos políticos pode ser conferida no link.