Uma indicação apresentada pelo vereador Charles Salvador (PSDB) na sessão da Câmara de Vereadores de Jaraguá do Sul desta terça-feira (22), realizada no Centro Empresarial de Jaraguá do Sul (CEJAS), sugere que a Prefeitura instale placas informativas com o símbolo do autismo em espaços públicos e locais de grande circulação.
As placas trariam também orientações sobre limites de ruído, para tornar os ambientes mais seguros para pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA), que podem ter hipersensibilidade a sons. A instalação ocorreria mediante solicitação de pessoas com TEA ou responsáveis, seguindo critérios da Prefeitura.
A proposta está alinhada à Lei Municipal nº 8.755/2021, que trata dos direitos das pessoas com TEA e seus familiares. O objetivo, segundo o vereador, é promover inclusão sensorial e proteger a saúde emocional da comunidade autista.
“Esta é uma pauta muito importante, que defendo há muito tempo. A indicação busca justamente a instalação das placas em locais onde moram pessoas com TEA, para orientar que, em frente a essas residências, não sejam feitos barulhos, como buzinas, que possam interferir na vivência dessas pessoas”, disse o vereador ao OCP.
O Executivo vai analisar a viabilidade e os critérios para implementação da medida.