Vereador de Jaraguá do Sul pede programa de estágio em Psicologia nas escolas da rede municipal

Foto: Divulgação

Por: Elisângela Pezzutti

13/09/2023 - 16:09 - Atualizada em: 13/09/2023 - 16:28

Na sessão plenária desta terça-feira (12), os vereadores de Jaraguá do Sul aprovaram por unanimidade uma moção de autoria do vereador Ronnie Lux (MDB), que solicita ao Executivo a realização de estudos visando implantar um programa de estágio de Psicologia nas escolas da rede municipal, em parceria com as universidades locais.

A justificativa de Ronnie destaca a importância de implantar nas escolas municipais um programa de acompanhamento dos estudantes, realizado por estagiários do curso de Psicologia das universidades da cidade. Este programa tem como objetivo identificar situações em que os estudantes necessitem ser encaminhados a psicólogos.

O parlamentar afirma que crianças e adolescentes frequentemente enfrentam desafios emocionais e psicológicos, como estresse, ansiedade, depressão, problemas familiares e de relacionamento e que, por conta disso, um programa de acompanhamento poderia desempenhar um papel crucial na identificação precoce desses problemas, antes que eles se agravem.

“O acompanhamento psicológico vai além da resolução de problemas, pois busca promover o bem-estar e o desenvolvimento pessoal dos estudantes. Os estagiários de Psicologia podem oferecer apoio emocional e orientação para que os estudantes desenvolvam habilidades de autoconhecimento. Além disso, desempenharão um papel fundamental na triagem e no encaminhamento deles para profissionais de saúde mental, como psicólogos, avaliando a gravidade dos problemas e encaminhando os casos mais complexos para atendimento especializado”, enfatiza Lux.

O vereador ainda lembra que a presença de estagiários de Psicologia também pode ajudar a reduzir o estigma em torno das questões de saúde mental. Para ele, quando os estudantes percebem que a universidade se preocupa com seu bem-estar emocional e que buscar ajuda não é sinal de fraqueza, eles se sentem mais inclinados a buscar apoio quando necessário.

Além disso, o programa ofereceria uma oportunidade valiosa para os acadêmicos adquirirem experiência prática, fundamental para o desenvolvimento de suas habilidades profissionais.

A moção enviada ao Executivo para ciência do apelo.

Notícias no celular

Whatsapp