O vereador de Criciúma, Manoel Rozeng (PP), questiona o chefe do Poder Executivo se já está sendo disponibilizada, nas unidades de saúde e no site da Secretaria de Saúde, a listagem dos pacientes que aguardam por consultas com especialistas, exames e cirurgias na rede pública.

Pavimentação

O vereador apontou ainda a necessidade de pavimentação da Rua Itália Gobbo Dagostim, no Bairro Dagostim; de restauração da pavimentação com lajotas da Rua Domingos José Stopassoli, no Bairro São Cristóvão e de reposição da tampa de ferro da rede de esgoto, na Rua Artur Bernardes, no Bairro São Luiz.

Rozeng também questionou a periodicidade da fiscalização do cumprimento da Lei nº 3.474/97, que dispõe sobre campanha educativa para combate ao uso de drogas. Principalmente, no que diz respeito a casas noturnas, cinemas e eventos.

O vereador ainda quer saber se existe projeto para criação de unidades de acolhimento de usuários de álcool e de outras drogas no Município, nas modalidades infanto-juvenil e adultos, para ambos os sexos.

Confira outras pautas do Legislativo nesta segunda-feira

Juarez de Jesus requer melhoria na rede elétrica do Bairro Colonial

O vereador Juarez de Jesus (PSD) alerta a Agência Regional da Celesc de Criciúma sobre a necessidade de melhorias na rede de energia elétrica da Rua Augusto Tinelli, no Bairro Colonial.

Paulo Ferrarezi destaca necessidade de pavimentação no Pinheirinho

O vereador Paulo Ferrarezi (MDB) destaca a necessidade de pavimentação da Rua Francisco Milioli, no Bairro Pinheirinho.

Salésio propõe isenção de pagamento a idosos e deficientes em vagas aleatórias

Salésio Lima (PSD) questiona o prefeito Clésio Salvaro (PSDB). O vereador quer saber se existe possibilidade de isenção de pagamento quando idoso ou pessoa com deficiência, que portar o cartão de uso obrigatório, utilizar vaga do estacionamento rotativo municipal, sem que seja necessariamente a vaga reservada exclusivamente para eles.

O vereador também aponta a necessidade de instalação de uma lombada física na Rua Esteves Júnior, no Bairro Cruzeiro do Sul, e de melhorias na sinalização de trânsito da Rua José Vanio Burigo, que se estende pelo Bairro Colonial, Vila Visconde e Distrito de Rio Maina.

Salésio ainda convida a presidente da Casan, Roberta Maas dos Anjos, um representante do Departamento Jurídico da Casan, o superintendente do Consórcio Intermunicipal de Saneamento Ambiental - Cisam-Sul, Antonio Ironildo Willeman, e o coordenador executivo do Procon de Criciúma, Luis Gustavo Cattani Colle, a comparecerem na Casa Legislativa, para sessão ordinária do dia 26 de julho, às 17 horas.

Eles deverão ocupar a Tribuna Livre e explanar sobre o descumprimento da Lei n.º 7916/2021, que dispõe sobre a instalação, facultativa, de válvulas de retenção de ar (eliminadores de ar), para hidrômetros em todos os imóveis comerciais e residenciais do município de Criciúma.

Obadias Benones destaca necessidade de pavimentação de vias da cidade

Obadias Benones (Avante) destaca a necessidade de pavimentação asfáltica de algumas vias da cidade ao Poder Executivo. Ele aponta a Rua São Domingos, no Bairro São Domingos; a Rua Manoel Goulart, no Bairro Cristo Redentor, a Rua José Raiel, no Bairro São Francisco; a Rua Terezinha Benta Coelho, no Bairro São Sebastião; a rua SD 1764-089, no Bairro Primeira Linha e a Rua Santa Hortolan Milioli, no Bairro Ana Maria.

Kaminski busca dados de resolutividade do Ceja aos aposentados por invalidez

Júlio Kaminski (PP) lembra que aposentados por invalidez são encaminhados para inscrições em cursos de formação do Ceja (Centro de Educação de Jovens e Adultos). A intenção, de acordo com o vereador, é que estudem mais e que sejam capacitados para desempenharem atividades laborativas.

Por isso, Kaminski questiona o Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS) sobre o número de aposentados encaminhados para o Ceja em 2021 e 2022; deste número, quantos retornaram ao mercado de trabalho e qual o percentual de resolutividade seja em redução do número de aposentadoria, como aproveitamento no mercado de trabalho.

Câmara aprova identificação de proprietários de fios e cabos

De autoria de Roseli De Lucca (PSDB), Toninho da Imbralit (PSDB), Toninho da Figueira (PSDB), Dailto Feuser (PSDB), Geovana Zanette (PSDB), Giovana Mondardo (PCdoB), Paulo da Farmácia (União), Paulo Ferrarezi (MDB), Juarez de Jesus (PSD), Júlio Kaminski (PP), Manoel Rozeng (PP), Márcio Darós (PSDB), Miguel Pierini (PP), Obadias Benones (Avante), Salésio Lima (PSD), Zairo Casagrande (PDT) e Edivânio Manenti (PL), o PL 53/2022 acaba de ser aprovado em plenário.

O texto regulamenta a identificação dos proprietários de fios e cabos, exceto aqueles de distribuição de energia elétrica, suportados pelos postes da rede pública municipal.