Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Vereador de Corupá faz apelo para que exames práticos de direção sejam realizados na cidade

Foto: Cláudio Costa/Fábio Junkes/OCP News

Por: Claudio Costa

07/05/2025 - 14:05 - Atualizada em: 07/05/2025 - 14:06

Na sessão desta segunda-feira (5), a Câmara de Vereadores de Corupá aprovou, por unanimidade, uma moção de apelo apresentada pelo vereador Alexandre Alberto Schultz (NOVO), solicitando que os exames práticos de direção veicular possam ser realizados no próprio município. Atualmente, esses exames são feitos em Jaraguá do Sul, uma cidade com cerca de 180 mil habitantes, enquanto Corupá possui apenas 15 mil moradores, o que gera desafios para os alunos e centros de formação de condutores (CFCs) locais.

A principal preocupação do vereador é a dificuldade enfrentada pelos alunos que precisam se deslocar até outra cidade para realizar os testes, após terem praticado as aulas apenas no município sede.

“Realizar a aula prática em um município de pequeno porte e, depois, fazer o exame prático de direção veicular em um município de médio porte gera insegurança, ansiedade e nervosismo, fatores que acabam interferindo no resultado final do aluno, gerando ainda mais custos”, destacou Schultz no texto da moção.

A diretora de um dos centros de formação de condutores da cidade, Rejane Rowe Slomp, também reforçou a importância da mudança, afirmando que “é fundamental que o Detran-SC retome as provas práticas das autoescolas em nosso município, atendendo a uma demanda que foi expressa pelos centros de formação de condutores de Corupá”.

Ela ressaltou que a categoria A (moto) já realiza as provas práticas na cidade, enquanto as categorias B a D precisam se deslocar para Jaraguá do Sul, o que aumenta a pressão sobre os candidatos e pode levar a mais reprovações e custos adicionais.

Impacto na segurança e acessibilidade

Além dos custos financeiros, a distância entre os locais de aula e prova afeta diretamente a segurança e o desempenho dos futuros motoristas. “Essa situação potencializa a importância de garantir que os futuros motoristas não só entendam as normas de trânsito, mas também adquiram as habilidades práticas necessárias para uma condução segura e responsável”, afirmou Rejane Rowe Slomp.

Schultz também se comprometeu a acompanhar de perto a resposta do Departamento Estadual de Trânsito de Santa Catarina (Detran-SC) às demandas apresentadas. “O vereador se comprometeu a monitorar e cobrar a implementação dessas promessas do Detran-SC ao longo do ano, buscando assegurar que as necessidades da população e dos centros de formação de condutores sejam atendidas”, destacou o documento.

Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Claudio Costa

Jornalista pós-graduado em investigação criminal e psicologia forense, perícia criminal, marketing digital, em inteligência artificial e pós-graduando em gestão de equipes.