Vereador de Corupá assume Secretaria de Saúde de Jaraguá do Sul

Sai Dalton e entra Moretti para comandar Secretaria de Saúde | Foto Divulgação

Por: Elissandro Sutil

30/01/2019 - 05:01

O ano de 2019 já começou com mudanças na administração municipal. O comando da Secretaria de Saúde muda de mãos a partir do dia 1º de fevereiro, quando será publicado oficialmente o nome de Alceu Gilmar Moretti (MDB) como novo secretário no lugar de Dalton Fischer.

Moretti deixa a cadeira de vereador em Corupá e assume a pasta depois de estar no comando da ADR (Agência de Desenvolvimento Regional) de Jaraguá do Sul até sua recente extinção.

De acordo com a chefe de Gabinete, Emanuela Wolff, desde a saída do antigo secretário o governo buscava um profissional com experiência na área.

“Não queríamos que alguém chegasse cru na secretaria e como ele já foi secretário por diversas vezes em Corupá, o nome dele surgiu durante algumas conversas. Não foi nada pensado”, afirma.

Para ela, o trabalho deve ter uma continuidade de acordo com o planejamento feito ainda no início da gestão e que já vinha sendo seguido. “Não queremos uma mudança drástica, apenas que o planejamento seja cumprido. Há muito tempo nos preparamos para isso”, diz.

Emanuela ressalta ainda que neste ano o investimento é um dos maiores orçamentos da Prefeitura, chegando a cerca de R$ 174 milhões, quatro a mais do que no ano passado.

“Será um ano de entregas, mas precisamos de gestão para que isso seja feito. A secretaria vinha sendo muito bem conduzida e agora daremos uma nova cara”, explica.

Plano de ações

Segundo o novo secretário de Saúde, o convite foi feito pelo prefeito Antídio Lunelli há cerca de um mês e, após amadurecer a proposta, as reuniões para iniciar a transição começaram na última segunda-feira (28).

Durante essa semana, ressalta Moretti, devem ocorrer outras reuniões com diretores e gerentes para analisar o plano de ações para 2019. “Já fui secretário de saúde em duas oportunidades em Corupá e me senti muito honrado com a proposta do prefeito”, diz.

Moretti, que é vereador licenciado de Corupá, esteve à frente da ADR (Agência de Desenvolvimento Regional) de Jaraguá do Sul no último ano, até o anúncio de sua extinção.

Ele ressalta que a experiência tanto na secretária quanto na gestão pública como vereador, secretário de Obras e gestor da ADR será um diferencial para manter a qualidade dos serviços prestados em Jaraguá do Sul, mas garante que tem um grande desafio nas mãos.

“Saúde sempre foi e sempre será o grande desafio dos municípios, mas acredito que com a estrutura que temos, nós vamos poder fazer um bom trabalho. Eu não tenho dúvidas de que a experiência vai ajudar. Nós temos uma noção muito clara do que é o SUS e de até onde nossa mão pode alcançar”, ressalta.

A prioridade, enfatiza o novo secretário, é o atendimento e a diminuição das filas.

“Vamos priorizar o bom atendimento, acolhimento, especialmente das pessoas que têm mais dificuldade em buscar soluções para os seus problemas, tentando sempre diminuir as filas. Se nós pensarmos, a saúde é uma secretaria que atinge a todas as famílias do município, é algo imprescindível. Faremos tudo que nossa mão alcança, mas com muita competência, qualidade e responsabilidade”, afirma.

Entre os alvos de atenção de Moretti estão a acessibilidade às unidades de saúde e a manutenção dos mutirões que já vinham sendo realizados, como os de pequenas cirurgias, e exames, como os de colonoscopia, endoscopia, ressonância magnética, entre outros.

Segundo Moretti, as reuniões prosseguem nos próximos dias e ele estima que em 10 dias deve ter concluído o processo de transição e poderá traçar possíveis alterações.

“Eu acho que a secretaria é um desafio diário, mas vamos trabalhar bastante e, graças ao Dalton, que tem facilitado esse momento de transição, poderemos fazer um bom trabalho. Temos um conhecimento muito amplo e uma capacidade de diálogo muito boa e isso é de suma importância nos dias de hoje”, finaliza.

Dalton Fischer

Com naturalidade. É assim que o atual secretário de saúde Dalton Fischer encara a mudança já anunciada e, segundo ele, prevista há 10 meses, quando assumiu a pasta.

No comando da secretaria desde abril, ele retorna à diretoria de Vigilância em Saúde a partir do dia 1º de fevereiro, quando Alceu Moretti oficialmente se torna o secretário de saúde.

“Essa mudança é algo muito natural, quando eu assumi, sabíamos que seria temporariamente enquanto se buscava um nome que pudesse atender às necessidades da secretaria. Ele [Moretti] já foi secretário por muitos anos em Corupá, tem grande experiência que pode somar, então, é natural”, diz.

Fischer destaca que nos 10 meses em que esteve no comando da pasta, o foco foi manter a qualidade do serviço, com estruturação e revisão de processos e fluxos.

Um exemplo, cita ele, foi a normatização dos protocolos de enfermagem que, apesar de gerar debates, tem sido avaliado positivamente.

“Tivemos um grande destaque nesse ponto e os protocolos apesar do curto espaço de tempo que estão efetivamente sendo praticados já deram grandes resultados”, enfatiza.

Para ele, o saldo foi positivo e, agora, a expectativa é retomar o trabalho na Diretoria de Vigilância tendo a certeza de que o novo secretário continuará com o planejamento na área de saúde.

“Temos projetos encaminhados, reformas de várias unidades par começar e tenho certeza que todos eles terão sequência. O esforço certamente continua e pela experiência do Alceu, ele vai conseguir realizar um ótimo trabalho”, avalia.

 

Quer receber as notícias no WhatsApp?