Durante a sessão dessa terça-feira (20), o vereador Professor Fernando Alflen (PL) comentou, durante a palavra livre, a primeira comemoração do Dia da Família na Escola em Jaraguá do Sul durante o último sábado (17).
“Educação de qualidade se faz sempre de forma participativa. E isso só é possível quando a família está presente na unidade escolar e no CMEI”, enfatizou Alflen.
Durante o dia, pais, responsáveis e crianças participaram de uma série de atividades, como palestras e rodas de conversa, oficinas conjuntas, exposições de trabalhos dos alunos com a presença das famílias, com gincanas e apresentações culturais.
“Aqui, eu quero parabenizar as nossas unidades escolares e os CMEIs, que fizeram um excelente trabalho nesse último final de semana. E como foi importante a presença do Legislativo lá. Porque eles nos pedem a cada dia para estar presente na escola, trazendo soluções para eles”, acrescentou o parlamentar.
Alflen também trouxe o testemunho de famílias que estiveram presentes na comemoração, que afirmavam que o evento sensibilizou a forma como viam as unidades educacionais. Para ele, isso é necessário para que os pais sintam que seus filhos estão em um ambiente educacional seguro e acolhedor.
O parlamentar também pediu que os vereadores se integrem à vida escolar das unidades da cidade, para que elas não sejam lugares que simplesmente tenham “muros fechados”.
Por fim, ele parabenizou diversas diretoras de escolas visitadas por ele e fez um apelo para que o município pudesse ter mais datas como essa para integração das famílias e da comunidade.
Em seguida, a vereadora Sirley Schappo (Novo) lembrou que eventos como esses dão às Unidades Escolares a oportunidade de arrecadarem recursos. Por isso, a flexibilização, para que a data não coincida com outros eventos próximos, seria importante para as unidades escolares. Ela também relatou que isso é motivo de queixa de muitas professoras, que pedem que esse cenário seja revisto.
Alflen respondeu que, para esse fortalecimento, a educação depende do envolvimento de pessoas que, até então, não se envolviam com essa área da sociedade.