Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Vereador cobra da Celesc poda preventiva de árvores em Jaraguá do Sul

Por: Renan Cesar Ribas

29/06/2026 - 16:06 - Atualizada em: 29/06/2026 - 16:59

Na sessão desta segunda-feira, 29, na Câmara de Jaraguá do Sul, o vereador Jonathan Reinke (União Brasil), cobrou ações preventivas da Celesc para evitar que árvores próximas à rede elétrica caiam com os ventos. Ele citou ocorrências registradas no domingo, quando árvores interromperam passagens e atingiram fiações.

Reinke defendeu que a companhia faça podas preventivas, e não a extração de árvores, em locais próximos à fiação. Segundo ele, o serviço deve ser planejado, com aviso prévio aos consumidores e desligamento programado da energia quando necessário. “Não dá para deixar acontecer, para depois várias unidades consumidoras ficarem sem energia e tentar remediar uma coisa que poderia ser evitada”, afirmou.

O vereador disse que já havia tratado do tema em 2022 e reforçou que cada órgão precisa cumprir seu papel para evitar transtornos à população. Ele criticou o sistema da Celesc, que classificou como “engessado e moroso”, e mencionou casos em que obras de pavimentação são concluídas com postes no meio da via por atraso na realocação.

Clique e assine o Jornal O Correio do Povo!

Baleia jubarte morta é encontrada em costão da Praia do Forte, em São Francisco do Sul

Durante a discussão, o vereador Almeida, do MDB, também criticou a atuação da companhia no município. Ele relatou conversa com o Samae, segundo a qual manutenções em áreas com erosão próximas a postes podem levar de dois a três meses para serem atendidas pela Celesc. “A Celesc não tem prioridade nem para atender os postes que estão caindo, que dirá fazer poda de árvore”, disse.

Reinke encerrou a manifestação afirmando que a cobrança visa respostas mais rápidas para a população. “A comunidade fica revoltada, nós ficamos revoltados e por isso cobramos nessa tribuna. Não é cobrar por cobrar, é cobrar porque é necessário”, concluiu.

Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Renan Cesar Ribas

Jornalista formado pela Universidade Comunitária da Região de Chapecó (Unochapecó), com mais de 14 anos de experiência.