Durante sessão da Câmara de Vereadores de Pinhalzinho, no Oeste de Santa Catarina, realizada na noite de segunda-feira (7), o vereador Dejair Teixeira (PSDB) criou polêmica ao justificar seu voto a um projeto de lei relacionado aos maus-tratos contra animais.
Estava em discussão o projeto de autoria do vereador Rogério Bach (PT), que define o que seriam maus-tratos no município. Um dos itens que o texto enquadra como maus tratos é "utilizar animal em confronto ou luta, entre animais da mesma espécie ou de espécies diferentes".
Dejair foi o único a votar contra a proposta e em sua declaração praticamente assume que participa de rinhas. Ao justificar, disse que estaria prejudicando a si mesmo e que ainda articula em Brasília para liberar a rinha de galo.
“Esse projeto de cães e gatos eu concordo, só que os maus-tratos a animais, eu sou defensor do galo de rinha, galo de briga, e estamos elaborando um projeto que vai para uma deputada federal. Estamos colhendo assinaturas e fizemos um abaixo assinado e se eu votar favorável, eu estou prejudicando si próprio. Quero que os colegas vereadores entendam o meu lado, mas eu sou contra”, afirmou o vereador.
A sessão era transmitida no canal da Câmara:
O projeto de lei foi aprovado por oito votos a um e ainda precisa passar por uma segunda votação, antes de ser sancionado pelo Executivo.