Vereador apela por atendimento médico domiciliar em Jaraguá do Sul

Foto: Divulgação

Por: Elisângela Pezzutti

13/07/2023 - 12:07 - Atualizada em: 13/07/2023 - 12:15

Na sessão desta terça-feira (11) na Câmara Municipal de Jaraguá do Sul, os vereadores aprovaram uma moção de autoria do parlamentar Osmair Luiz Gadotti (MDB) que manifesta apelo ao Executivo para viabilizar a implantação do sistema de atendimento médico hospitalar domiciliar no município. O serviço seria destinado aos munícipes interessados e qualificados para esses procedimentos.

A moção baseia-se em uma série de considerações. Entre elas, destaca-se o fato de que os hospitais da cidade atendem pacientes de outras cidades da microrregião, encontrando-se constantemente no limite de sua capacidade de internação. Conforme Gadotti, atualmente, as unidades locais possuem um grande número de leitos ocupados por pacientes aguardando procedimentos cirúrgicos de menor porte, bem como pacientes em fase final de internação ou tratamento, que estão fora de risco de agravo e em condições de aguardar ou concluir o tratamento em suas residências, caso haja suporte técnico adequado para isso.

Muitos pacientes, segundo Gadotti, preferem o convívio familiar e possuem condições favoráveis para o tratamento domiciliar, o qual poderia auxiliar na recuperação.

“O ambiente e convívio familiar, especialmente para pacientes idosos, têm sido apontados como elementos que favorecem a recuperação e ainda diminuem substancialmente o risco de contaminações cruzadas, quando a assistência é prestada no domicílio”, relata o parlamentar.

A moção foi aprovada por unanimidade e enviada ao prefeito José Jair Franzner e ao secretário municipal da Saúde, Alceu Gilmar Moretti, para que viabilizem a implantação do sistema de atendimento médico hospitalar domiciliar.

Notícias no celular

Whatsapp